Agricultura: Preços agrícolas caem 0,10% em março

nd

ter, 02/04/2002 - 15h45 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 0,10% em março, mas recuperaram 0,25 ponto percentual em relação a fevereiro. Os produtos como aves, ovos, boi gordo e suínos foram os principais responsáveis pela retração. A tendência é de baixa menos intensa nos preços desses produtos.

Vários produtos foram pesquisados em março como o milho, tomate, trigo, ovos, entre outros. Oito desses produtos apresentaram reduções nos preços como o arroz, cebola, soja, aves, boi gordo, ovos, suínos e milho. Em relação aos produtos de origem animal, a retração nos preços de aves, suínos e boi gordo, apesar do aumento do leite, levou a queda de 5,09% nos preços do grupo. O resultado foi a baixa de 0,10% no índice de preços agrícolas.

No mês de março, o feijão foi o destaque entre os preços elevados com alta de 27,26% em função da queda da produção na região de Irecê (BA) – importante abastecedora do mercado nesta época do ano. O café teve queda de 6,32% nos preços recebidos pelos produtores nos últimos 12 meses, apresentando uma tendência de estabilidade. O milho é o produto com maior aumento de preço nos últimos 12 meses, tendo reduzido o nível de crescimento no último mês devido o início da safra de 2001/2002.

Mais informações no site da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.