Agricultura: Preços agrícolas aumentam 3,94% em novembro

Relatório do IEA indica tendência de alta nas cotações de café, cana-de-açúcar, laranja e produtos de origem animal

sex, 03/12/2004 - 10h02 | Do Portal do Governo

Com ganho de 3,79 pontos porcentuais em relação ao mês de outubro, os preços agrícolas fecharam novembro com alta de 3,94%, informou nesta quarta-feira, dia 1º, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório do IEA, a expectativa é de que o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) mantenha a forte tendência de alta em função do aumento nas cotações de café, cana-de-açúcar, laranja e principalmente dos produtos de origem animal.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, oito apresentaram crescimento nos preços (banana, café, cana-de-açúcar, laranja, aves, boi, ovos e suínos). No segmento dos vegetais, apesar da queda nos preços de nove produtos, a alta na cotação de quatro itens gerou uma elevação de 2,50% no índice do grupo. No segmento animal o crescimento nas cotações de aves , boi, ovos e suínos resultou em uma variação positiva de 6,53%.

Entre as altas, destaque para os preços das aves (+16,13%) e do café (+16,10%). Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a cebola, que registrou queda de 20%.

A pesquisa aponta ainda que, em 2004, a variação acumulada do IPR foi de 7,15%, em comparação com 11,59% do IGP-M e 6,33% do IPC-Fipe (estimativa). Segundo o IEA, os números indicam recuperação do poder de troca dos agricultores, ainda que com perdas de 4,44 pontos percentuais em relação ao IGP-M e ganho de 0,82 ponto percentual frente ao IPC-Fipe.

De acordo com os pesquisadores do instituto, em 2004, dez produtos apresentaram crescimento nos preços, com destaque para batata, café, cebola, aves e suínos que tiveram aumento acumulado superior a 20%. No mesmo período, nove produtos apresentaram reduções nos preços. Algodão, amendoim, arroz, soja, tomate e trigo tiveram queda acumulada superior a 20%.

De acordo com o órgão, no acumulado dos últimos 12 meses, os preços agrícolas apresentaram perda de 3,46 pontos percentuais. No período, o destaque foi a batata que, em função da menor oferta e de problemas climáticos, teve uma elevação de 68,75% nos preços.

O relatório completo sobre o desempenho do IPR no mês de novembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)