Agricultura: Preços agrícolas aumentam 1,48% na primeira quadrissemana de novembro

Pesquisa do Instituto de Economia Agrícola foi divulgada hoje

seg, 08/11/2004 - 11h41 | Do Portal do Governo

Com recuperação de 1,33 ponto percentual em relação ao mês de outubro, os preços agrícolas subiram 1,48% na primeira quadrissemana de novembro, segundo pesquisa do Instituto de Economia Agrícola – (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) retomou a tendência de alta em função da elevação dos preços dos produtos vegetais que, puxados pela alta nos preços das frutas e da cana-de-açúcar, subiram 2,58%, apesar da redução nas cotações das olerícolas e dos grãos.

De acordo com os pesquisadores do instituto, no segmento animal, o crescimento nas cotações de boi e ovos não impediu a queda de 0,52%, ocasionada pela retração nos preços de aves, leite e suínos. O resultado foi a alta de 1,48% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, cinco apresentaram crescimento nos preços (cana-de-açúcar, feijão, laranja, boi e ovos) enquanto 13 tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, banana, café, cebola, milho, soja, tomate, trigo, aves, leite e suínos).

Entre as quedas, destaque para a cebola e para o tomate, que caíram, nesta primeira quadrissemana, 47,06% e 23,91%, respectivamente. Dos produtos que apresentaram ganhos nos preços, destaque para a cana-de-açúcar (+7,81%) e para ovos (+5,04).

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de novembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.