Agricultura: Preços agrícolas apresentam variação de 0,52% na 3ª quadrissemana de dezembro

Índice de preços recebidos pelos agricultores praticamente manteve a taxa de crescimento

seg, 22/12/2003 - 16h21 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas apresentaram variação de 0,52% na terceira quadrissemana de dezembro, com alta de 0,09 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) praticamente manteve a taxa de crescimento.

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço (amendoim, arroz, banana, café, feijão, laranja, trigo, leite e ovos), enquanto oito tiveram reduções (algodão, batata, cebola, milho, soja, tomate, boi gordo e suínos). O destaque de alta foi o preço do arroz (+12,64%) e o de queda foi o da batata (-14,10%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de grãos e frutas, mesmo com a queda nos preços das olerícolas, fez com que o preço do grupo tivesse alta de 0,50%. Já no segmento animal, o crescimento no preço de ovos e leite, apesar da redução nas cotações do boi e dos suínos, elevou em 0,55% o preço do grupo. O resultado foi o aumento de 0,52% no índice geral (IPR).

O arroz vem apresentando preços crescentes neste final de entressafra, em função de uma safra inferior ao consumo em 2003 e dos elevados preços de importação.

Nelson Batista Martin
Do Instituto de Economia Agrícola/Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

(AM)