Agricultura: Preços agrícolas apresentam queda de 3,59% na segunda quadrissemana de setembro

Pesquisa é realizada pelo Instituto de Economia Agrícola

ter, 20/09/2005 - 14h16 | Do Portal do Governo

Com perda de 1,82 ponto percentual em relação a semana anterior, os preços agrícolas mantiveram tendência de baixa e caíram 3,59% na segunda quadrissemana de setembro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, a queda no IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) foi intensificada em função do recuo dos preços de origem vegetal, animal e das commodities, bem como da intensificação da valorização do Real.

Segundo os pesquisadores do IEA, dentre os produtos de origem vegetal, a redução no preço de todos os subgrupos levou à queda de 3,66% no preço do conjunto. Já em relação ao segmento animal, o recuo nas cotações de boi, leite e ovos fez com que o preço de grupo despencasse 3,46%. O resultado foi a queda de 3,59% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, apenas quatro apresentaram crescimento nos preços (arroz, banana, aves e suínos), enquanto 14 tiveram reduções (algodão, amendoim, batata, café, cebola, feijão, laranja, milho, soja, tomate, trigo, boi, leite e ovos).

Entre as altas, destaque para o preço do arroz, que subiu 11,11% nesta segunda quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a cotação dos ovos, que registrou queda de 22,06%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na segunda quadrissemana de setembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura

J.C.