Agricultura: Preços agrícolas apresentam queda de 1,77% na primeira quadrissemana de setembro

Pesquisa é realizada pelo Instituto de Economia Agrícola

seg, 12/09/2005 - 10h48 | Do Portal do Governo

Mesmo com a recuperação de 0,47 ponto percentual em relação ao mês de agosto, os preços agrícolas registraram queda de 1,77% na primeira quadrissemana de setembro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de baixa em função da queda nos preços dos produtos de origem vegetal, nos de origem animal, das commodities internacionais e também da valorização do Real.

Segundo pesquisadores do IEA, entre os produtos de origem vegetal, a queda nos preços dos subgrupos de grãos e frutas reduziu o preço do grupo em 2,04%. No segmento animal, o recuo nas cotações do boi e ovos levou a redução de 1,30% no preço do grupo.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, seis apresentaram crescimento nos preços (arroz, banana, tomate, aves, leite e suíno), enquanto nove tiveram reduções (algodão, amendoim, batata, café, cebola, feijão, laranja, milho, soja, trigo, boi e ovos).

Entre as altas, destaque para o tomate que subiu 25,26% nesta primeira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para ovos (-28,18%) e para feijão, que apresentou menores produções nas safras das águas e seca e teve produção crescente na safra de inverno, que está em plena colheita e comercialização, o que provocou redução de 27% na cotação do produto.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de setembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura