Agricultura: Preços agrícolas apresentam queda de 1,29% na 2ª quadrissemana de junho

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento no preço

seg, 20/06/2005 - 14h52 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 1,29% na segunda quadrissemana de junho, embora com recuperação de 0,13 ponto percentual em relação a anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de queda em função da baixa nos preços dos produtos vegetais, mesmo com a alta nos preços dos produtos de origem animal.

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento no preço (banana, feijão, soja, aves, ovos, suíno e leite), enquanto sete tiveram reduções (algodão, arroz, batata, café, laranja, tomate e trigo) e cinco apresentaram preços estáveis (amendoim, cana-de-açúcar, cebola, milho e boi gordo) . O destaque de alta foram as aves (11,54%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu na batata (-54,37%).

Entre os produtos de origem vegetal, a queda de preço em todos os subgrupos reduziu o preço desse grupo em 4,50%. Já no segmento animal, a alta em aves, leite, suínos e ovos levou ao aumento de 4,48% no preço do grupo. O resultado foi a queda de 1,29% no índice geral (IPR).

O preço da soja vem apresentando leve recuperação nos mercados internacionais, em função das condições desfavoráveis no desenvolvimento da cultura nos Estados Unidos, principal produtor mundial, que praticamente concluiu o plantio, com efeitos nos preços recebidos pelos agricultores brasileiros. Cabe destacar que a diferença de preço, de cerca de R$ 10,00/saca entre junho de 2005 e junho de 2004, se deve exclusivamente à valorização do real.

Instituto de Economia Agrícola
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
C.A.