Agricultura: Preços agrícolas apresentam queda de 0,23%

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola - IEA

ter, 24/05/2005 - 11h25 | Do Portal do Governo

Com perda de 2,61 ponto percentual, os preços agrícolas fecharam a terceira quadrissemana de maio com queda de 0,23%, informou, nesta segunda-feira, o IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório do Instituto, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) não sustentou a alta apresentada na quadrissemana anterior em função da queda dos preços dos produtos vegetais. O preço do grupo caiu 1,17%,em função do recuo nas cotações de todos os subgrupos (grãos e café, olerícolas, frutas).

Em relação aos produtos de origem animal, a alta em aves, leite e ovos elevou o preço do grupo em 1,47%. O resultado foi a baixa de 0,23% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, dez apresentaram redução nos preços (algodão, arroz, banana, batata, café, laranja, soja, trigo, boi e suínos), enquanto sete tiveram reduções (amendoim, cebola, feijão, milho, aves, ovos e leite).

Entre as altas, destaque para o preço da cebola que subiu 18,18% nesta terceira quadrissemana. Entre as reduções, destaque para a cotação dos suínos que caiu 11,16%.

O relatório completo sobre os preços agrícolas na terceira quadrissemana de maio está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.