Agricultura: Preços agrícolas apresentam alta de 0,72%

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço

seg, 20/09/2004 - 16h20 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 0,72% na segunda quadrissemana de setembro, com recuperação de 0,04 ponto percentual em relação ao mês de agosto. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) mantém, assim, a tendência de alta no mês, em função da elevação dos preços dos produtos de origem vegetal.

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, banana, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja, leite e suíno), enquanto dez tiveram reduções (arroz, batata, café, cebola, laranja, tomate, trigo, aves, boi e ovos). O destaque de alta foi o preço da cana-de-açúcar (+8,62%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada na cebola (-16,67%).

Entre os produtos de origem vegetal, a alta nos preços dos grãos e da cana-de-açúcar fez com que o preço do grupo crescesse 3,19%, apesar da redução nas cotações de frutas e olerícolas. Já no segmento animal, o aumento nas cotações de leite e suínos não impediu a redução de 3,71% no preço do grupo devido à retração nos preços de aves, ovos e boi.

O resultado foi à alta de 0,72% no índice geral (IPR). O preço do feijão vem apresentando pequena recuperação, mas os valores atuais tendem a provocar redução na área de plantio na safra das águas de 2004/05, que está em plena semeadura.

Instituto de Economia Agrícola da Nelson Batista Martin
C.A.