Agricultura: Pólos regionais alavancam cadeia de produção agrícola no Estado

Primeiro pólo será implantado em Assis, nesta sexta-feira, dia 26

sex, 26/04/2002 - 9h09 | Do Portal do Governo

Os Pólos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios nasceram com a missão de integrar a produção agrícola das regiões por meio de suas cadeias produtivas. A idéia do Agronegócio está diretamente ligada ao conceito de espaço geográfico e, partindo deste princípio, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) está implantando 15 pólos regionais e 32 Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento em todo o Estado de São Paulo.

O primeiro Pólo de Desenvolvimento será implantado em Assis, nesta sexta-feira, dia 26, para atender a uma região que possui aproximadamente 6.500 propriedades rurais, onde 70% delas são de pequeno porte, atingindo no máximo 80 hectares; 20% chegam a 200 hectares e os 10% restantes superam os 200 hectares. A cana-de-açúcar é a principal cultura, com 154 hectares plantados, seguida da soja e do milho safrinha, com 142 mil hectares e 140 mil hectares respectivamente.

Adequar a agricultura às características de cada região

Esses Pólos vão dar todo o tipo de suporte aos agricultores, começando pelo levantamento das características do solo e do clima, passando pelo desenvolvimento de pesquisas tecnológicas, até o destino do produto final.

A idéia é adequar a agricultura às características de cada região. ‘Cada palmo de solo é diferente de outro, as pesquisas nas sedes dos pólos e em outros espaços vão direcionar a produção e oferecer condições para o aproveitamento total do solo, sem esquecer da preservação do meio ambiente. Até agora, as pesquisas realizadas não levavam em consideração as necessidades das regiões’, explica José Sidnei Gonçalves, presidente da APTA.

OS 15 Pólos vão estar implantados até o dia 22 de agosto deste ano, e vão funcionar em caráter multidisciplinar, ou seja, integrando as pesquisas e serviços dos Institutos Agronômico, Biológico, de Economia Agrícola, de Pesca, de Tecnologia de Alimentos, e de Zootecnia, para que haja o máximo de aproveitamento na produção. Segundo Gonçalves, o sistema fragmentado é ineficiente e os Pólos representam a consolidação da visão de cadeia de produção e a quebra do monopólio da informação que agora será democratizada.