Agricultura: Pólo Regional do Centro Leste será implantado em Ribeirão Preto

A 11ª unidade será instalada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

qua, 20/11/2002 - 17h03 | Do Portal do Governo

Novo Pólo regional de desenvolvimento do Centro Leste Os produtores rurais e os demais agentes das cadeias produtivas da região Centro Leste do Estado de São Paulo já podem contar com os serviços do pólo regional de desenvolvimento, que será implantado nesta sexta-feira, dia 22, em Ribeirão Preto. O novo pólo é o 11º instalado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios(APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento(SAA).

O pólo visa desenvolver atividades de pesquisa com enfoque multidisciplinar e dar importância à sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuária. Esta região possui PIB de US$ 10,6 bilhões, equivalente a 3,6% do PIB do Estado de São Paulo, conforme estudos do Seade.

Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), o valor da produção agropecuária da região de abrangência do pólo correspondeu a R$ 1,7 bilhão no ano de 2001. Os destaques foram a cana-de-açúcar, com 58%, e a produção de carne de frango e laranja para indústria, com 20,1%.

O Pólo é composto por duas unidades: a sede em Ribeirão Preto é voltada para a diversificação dos sistemas de produção agrícola na área agronômica (sistemas de plantio direto, cultivo de milho, algodão, soja, feijão e cana-de-açucar), sanidade vegetal e para as pesquisas zootécnicas na bovinocultura leiteira; e a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento, em Pirassununga, que atua com pesquisas dirigidas para a pesca e a aqüicultura, difusão de tecnologia e prestação de serviços (cursos de larvicultura de peixes, orientação para manejo, capacitação técnica e treinamento).

Os 35 municípios que englobam o Pólo: Américo Brasiliense, Araraquara, Barrinha, Boa Esperança do Sul, Brodosqui, Cravinhos, Descalvado, Dobrada, Dourado, Dumont, Gavião Peixoto, Guariba, Guatapará, Ibaté, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Motuca, Pirassununga, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Ribeirão Bonito, Ribeirão Preto, Rincão, Santa Cruz Esperança, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Trabiju.

O Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Leste está localizado no Anel Viário, KM 321 – Ribeirão Preto – SP.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (0xx16) 637-1091 ou 620-6140.