Agricultura: Pilar do Sul sedia encontro para discutir produção da atemóia

A atemóia é uma fruta gerada por cruzamentos de várias espécies

qua, 02/06/2004 - 15h54 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, dia 4 será realizadi no município de Pilar do Sul, região de Sorocaba, o Dia de Campo sobre Atemóia. O objetivo é divulgar mais a fruta e os cuidados necessários para a produção da mesma.

É uma promoção da recém criada Associação Brasileira de Produtores de Anonáceas “Anonasbrazil”, em conjunto com a CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio de várias empresas e entidades.

A atemóia, segundo o engenheiro agrônomo Armando Portas, da área de sementes e mudas da CATI, é uma fruta feita pelo homem. O homem explora os recursos naturais do planeta e muitas vezes vai mais além. Modifica, a seu favor , aquilo que a natureza lhe legou. Assim foi com o milho, o trigo, as uvas, e outros alimentos que hoje não se parecem nem um pouco com os seus ancestrais selvagens. Em outros casos o homem modificou, através de cruzamentos entre espécies, a forma e até o conteúdo de várias plantas. É o caso da atemóia.

Esta fruta, conforme Armando, foi obtida pelo homem a partir do cruzamento entre a pinha ou fruta do conde de origem tropical e a cherimóia, outra planta da família das anonáceas, de clima temperado. Com uma planta da Oceania e outra da cordilheira dos Andes, nasceu uma fruta saborosa, delicada e que pode ser cultivada em climas tropicais portanto em grande parte do território brasileiro.

Ele afirma que o Brasil já desponta como um grande produtor da fruta, embora esta ainda seja desconhecida para a maioria dos consumidores, mas que desponta como alternativa de consumo. As técnicas de produção são aprimoradas por agrônomos e agricultores em várias regiões. São Paulo não é um grande produtor da fruta, mas está produzindo mudas, conhecimento e tecnologia.

Data: sexta-feira, dia 4
Horário: 9 horas
Local: Sítio Pinheiro – Rodovia São Miguel Arcanjo – Pilar do Sul
Informações: (15) 3278-1404 e 3278-1261

Suzete Rodrigues da assessoria de imprensa da CATI
C.A.