Agricultura: Pesquisa aponta interesse dos agricultores em uso de tecnologia

Estado repassa 90 kits de informática para Associação de Produtores Rurais

qua, 05/01/2005 - 9h50 | Do Portal do Governo

Cada vez mais os agricultores estão ligados na internet e usando a tecnologia a seu favor. Em 2003, 10,2% dos produtores agrícolas paulistas costumavam acessá-la para cuidar de seus negócios e 17% pretendiam fazê-lo no futuro.

A probabilidade de adotar essa tecnologia no meio rural é maior nas unidades de caráter empresarial e de maior porte do que nas familiares é o que aponta o estudo ‘Fatores que afetam o uso da Internet no meio rural’, realizado pelos pesquisadores Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco e Francisco Alberto Pino, e apresentado na edição de julho/dezembro 2004 da revista Agricultura em São Paulo, publicada pelo Instituto de Economia Agrícola, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura.

Os dados da pesquisa foram obtidos em levantamento por amostragem, composto por 3.204 unidades de produção agropecuária e a edição completa está disponível no site www.iea.sp.gov.br.

De olho neste quadro e para incentivar o uso da tecnologia entre os pequenos produtores, a Secretaria de Agricultura repassa 90 kits de informática, composto de computador, impressora e móveis de escritório, no valor de R$ 4.635,00 cada, a Associações de Produtores Rurais que participam do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. “Dentro do programa incentivamos os agricultores a formarem cooperativas e associações para a compra de insumos e venda de seus produtos na busca de maior lucratividade, oferecemos então o kit mínimo para que os mesmos possam se organizar administrativamente”, afirma o secretário de agricultura e abastecimento, Duarte Nogueira.

Para 2005, mais associações serão beneficiadas. “Temos mais de 400 delas formadas desde o início do Programa em 2000, agora temos que oferecer todo o suporte necessário”. Também são realizados treinamentos que vão de cursos de tecnologia agrícola a contabilidade.

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, é uma parceria da Secretaria com o Banco Mundial, na linha do desenvolvimento sustentável com proteção ao meio ambiente, recuperação de matas ciliares e combate à erosão com produtividade crescente. É realizado em 471 municípios paulistas, 768 microbacias e já beneficiou mais de 50 mil produtores também com subvenções econômicas aos produtores adquirentes de implementos agrícolas, assim como repasse de máquinas de plantio direto às Associações.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Agricultura

C.C.