Agricultura: Parceria entre Itesp e Conab garante crédito a produtor

Medida assegura recursos para o plantio de mandioca na época certa e dentro do período agrícola

ter, 18/05/2004 - 11h56 | Do Portal do Governo

Um acordo entre a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a burocracia para o repasse de recursos do programa Compra Antecipada para assentados da região de Andradina. Com isso, está sendo liberado dinheiro para o plantio de mandioca em tempo recorde, na época certa e dentro do período agrícola.

Na primeira etapa, 24 produtores estão sendo beneficiados com R$ 2,5 mil cada. O dinheiro está disponível já esta semana. Há previsão de que mais R$ 250 mil sejam repassados, segundo informações do técnico em desenvolvimento agrário do Itesp Clóvis Marinheiro da Silva.

Além do acordo, as equipes de trabalho enviaram propostas antecipadas, prevendo demanda de plantio no período certo. A efetivação dos financiamentos, que antes demorava de dois a três meses, agora só depende de uma aprovação da Conab enviada por e-mail para o Itesp, responsável por coletar as assinaturas dos produtores e formalizá-las. Após uma semana, quando a Conab recebe as assinaturas, o dinheiro é disponibilizado no banco.

Da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – Itesp

(LRK)