Agricultura: Novo Pólo Regional favorece produtores da Alta Sorocabana

Com sede em Presidente Prudente, o pólo será inaugurado nesta quarta-feira, dia 13

ter, 12/11/2002 - 20h42 | Do Portal do Governo

Os produtores da região de Alta Sorocabana serão os próximos beneficiados com o lançamento do Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, em Presidente Prudente, cidade escolhida para ser sede do programa. Será o 10º pólo regional a entrar em operação no Estado de São Paulo.

O Pólo Regional da Alta Sorocabana, sob responsabilidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura, será composto por 32 municípios e funciona como uma espécie de ‘poupa-tempo’ rural, oferecendo aos agricultores todo o suporte necessário para o desenvolvimento e melhoria de suas atividades agrícolas na região.

O evento de implantação do novo pólo contará com a presença de diversas autoridades locais, e o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Lourival Carmo Monaco. Um dos objetivos do programa é descentralizar o desenvolvimento para reduzir as disparidades regionais.

Destaques

O principal destaque do Pólo Regional da Alta Sorocabana é a carne bovina, que sozinha responde por quase 60% do valor da produção agropecuária da região, de R$ 698,6 milhões (dados do ano passado).

Outro produto importante da região é cana-de-açúcar, com 16% do valor total da produção. Em 2001, o grupo dos produtos de origem animal (carne bovina, de frango e suína), além do leite e ovos, participou com 69% (R$ 481,1 milhões) do valor da produção agropecuária do pólo.

A região que abrange o Pólo da Alta Sorocabana apresenta um grande potencial hídrico para o desenvolvimento da piscicultura (cultivo em tanques-rede), proporcionado pela presença dos rios Paraná e Paranapanema, além de lagos artificiais formados pela construção de hidrelétricas.

Outro nicho de mercado com tendência de crescimento na região é a ovinocultura de corte, atividade voltada principalmente aos pequenos produtores, por não exigir grandes investimentos. Com a criação do pólo, a ovinocultura pode se tornar um negócio lucrativo na região, graças ao reforço da pesquisa, que trabalhará para fornecer ao produtor o melhor
material genético para o desenvolvimento da atividade.

A Secretaria de Agricultura colocou até agora em funcionamento nove pólos regionais e prevê a implantação de 15 até o fim do ano. A APTA já implantou os pólos Médio Paranapanema (sede em Assis), Leste Paulista (sediado em Monte Alegre do Sul), Sudoeste Paulista (Capão Bonito), Vale do Ribeira (Pariquera-Açú), Centro Norte (Pindorama), Vale do Paraíba
(Pindamonhangaba), Centro Oeste (Jaú), Centro Sul (Piracicaba) e Alta Mogiana (Colina).

Os Pólos Regionais implantados pela APTA recebem o reforço dos seis institutos de pesquisas da agência: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Pesca (IP)
e Instituto de Zootecnia (IZ).

O trabalho integrando conta ainda com as atividades da Coordenadoria de Assistência
Técnica Integral (CATI), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (ADAESP) e da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (Codeagro).

Os municípios que englobam o Pólo Regional da Alta Sorocabana são: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante Paranapanema, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabaí e Teodoro Sampaio.

Data: Quarta-feira, dia 13 de novembro de 2002
Horário: 10 horas
Local: Rodovia Raposo Tavares, km 561 – Presidente Prudente – SP