Agricultura: Novo laboratório analisa a qualidade da laranja cultivada em SP

Unidade é a única especializada da área no Estado de São Paulo.

qui, 13/10/2005 - 11h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento inaugurou no dia 6 o Laboratório de Qualidade e Pós-Colheita de Citros, o único especializado da área no Estado de São Paulo. A unidade funciona no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis. A data foi escolhida por ser o Dia da Laranja. O novo laboratório é dotado de equipamentos para determinações físico-químicas, armazenamento, desverdecimento (perda da cor verde) e testes de eficiência de diferentes produtos de controle de doenças pós-colheita. Realiza análises que determinam grau Brix (teor de açúcar), acidez total, pH, vitamina C, textura, temperatura interna, rendimento de suco, coloração da casca e do suco, diâmetro e altura.

Pomar do mundo – A secretaria lançou, ainda, o Laranja Nota 10, programa contínuo de seleção de laranjas-elite. A iniciativa procura agregar valor ao produto. Para isso, grupos de pesquisa e extensão, técnicos e citricultores farão a caracterização e a seleção de plantas altamente produtivas, sob coordenação do Centro de Citricultura Sylvio Moreira.
Os produtores poderão inscrever laranjeiras candidatas ao programa. As plantas passarão por avaliação e, após um ano, será atribuído o Prêmio Laranja Nota 10 às melhores inscritas.
São Paulo abriga o maior pomar de laranja do mundo, com 211 milhões de pés, e é o principal exportador mundial do suco. Tem, também, unidades especializadas em pesquisa e desenvolvimento, como é o caso do centro em Cordeirópolis, referência mundial no setor.

SERVIÇO

Laboratório de Qualidade e Pós-Colheita de Citros
Centro de Citricultura Sylvio Moreira – Rodovia Anhangüera, km 158 – CordeirópolisDa

Secretaria da Agricultura e Abastecimento