Agricultura: Novas instalações do Laboratório de Microbiologia já mostra avanços desde sua implantaç

Laboratório foi inaugurado no início de setembro

sex, 24/09/2004 - 9h24 | Do Portal do Governo

Trinta horas. Este é o prazo para a conclusão de um ensaio laboratorial, realizado nas novas instalações do Laboratório de Microbiologia do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Inaugurado no início de setembro, a unidade, que atua hoje como uma central de todas as atividades relacionadas à microbiologia de alimentos (projetos de pesquisa, treinamentos práticos, ensaios e análises) já mostra os avanços alcançados desde sua implantação.

Com uma equipe altamente qualificada, modernos equipamentos e um espaço de 400 metros², o laboratório dinamizou as pesquisas e reduziu o prazo para a conclusão de exames e análises. Segundo Neusely da Silva, diretora do Laboratório de Microbiologia do ITAL, resultados que, antes levavam 05 dias para serem apresentados, demoram hoje pouco mais de 24 horas para serem conhecidos. “Realizávamos cerca de 25 mil ensaios por ano. Com os novos métodos, mais simples e rápidos, este número deve crescer entre 30% e 40%”, garante.

Para Neusely, o novo laboratório tem sua importância confirmada pela demanda de estudos solicitados, tanto por órgãos do Estado como pela iniciativa privada. Projetos da Secretaria como o Vivaleite, que distribui leite enriquecido a mais de 720 mil famílias em todo o Estado, e o Bom Prato, programa de restaurantes populares que servem refeições balanceadas ao preço de R$ 1,00, têm amostras constantemente avaliadas pelo laboratório.

Em relação ao programa de distribuição de leite, a análise é realizada quanto à qualidade do produto e seu complexo fortificante. “No caso do Bom Prato, nutricionistas da Secretaria coletam e encaminham ao Instituto, amostras de refeições de todas as unidades do restaurante. Estas amostras são analisadas, de acordo com as normas da Anvisa, quanto a presença de microorganismos patogênicos, que são os responsáveis diretos por diversos tipos de doenças. O Bom Prato, tem o acompanhamento do ITAL desde a sua primeira unidade, implantada no ano 2000 e, até hoje, não apresentou nenhum problema”, garante a diretora.

De acordo com a especialista, logo que alcançados, os resultados são interpretados por uma equipe de pesquisadores. Se as análises detectarem problemas microbiológicos, serão apresentadas alternativas para que estes sejam sanados. “Existe hoje uma grande preocupação com a qualidade dos alimentos, bem como com as rígidas exigências de mercado. Nossa equipe trabalha não só com a realização dos ensaios mas também com a identificação de problemas e a proposição de soluções”, afirma.

Segundo Airton Vialta, diretor do ITAL, o laboratório passou por melhorias que incluíram a modernização de equipamentos e a reforma na parte de infra-estrutura. Para estas modificações foram investidos cerca de R$ 550 mil, entre recursos públicos e privados. “As mudanças foram pensadas com o intuito de atender as normas de padronização de ensaios laboratoriais da ISO 17025 e estas já foram avaliadas e devidamente habilitadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, comemora o diretor.

Para o secretário Nogueira, o ITAL, que completou 41 anos de existência em 2004, é um centro de excelência na avaliação e controle de qualidade de alimentos, certificação de qualidade de produtos e embalagens para exportação. “A habilitação concedida pela Anvisa, de acordo com as normas da ISO, atestou a transparência da atuação do ITAL e conferiu aos nosso corpo técnico a credibilidade exigida nos mercados interno e externo”, afirma o secretário Duarte Nogueira.

Serviço:
O site do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) é o www.ital.sp.gov.br