Agricultura: Nova variedade de girassol é lançada na Agrishow 2005

A variedade IAC-Iarama, exclusiva para produção de óleo, é uma boa opção na safrinha

qui, 19/05/2005 - 11h50 | Do Portal do Governo

A variedade de girassol IAC-Iarama foi lançada nesta quarta-feira, dia 18, na Agrishow 2005, no estande da Secretaria da Agricultura, durante Encontro das Associações de Produtores Rurais que praticam o plantio direto dentro do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. A variedade, exclusivo à produção de óleo, é uma boa opção na safrinha.

A utilização da variedade IAC-Iarama é exclusiva para a produção de óleo, apesar da quantidade média de óleo em outras variedades de girassol ser próxima desse valor. A IAC-Iarama se destaca por produzir a mesma quantidade de óleo, porém em tempo mais curto, de acordo com a pesquisadora. Pesquisada desde 1990, a nova variedade possui semente escura, com cerca de 42% de óleo, porte baixo e ciclo curto, rendimento médio de grãos de 2.000 kg/ha e boa uniformidade, o que facilita a colheita mecanizada.

Deve ser plantada preferencialmente na safra, pois, em outras épocas, a produção pode não corresponder aos padrões. È nova opção também para a produção de biodiesel.

O cultivo de girassol é pesquisado no Instituto Agronômico, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, desde 1942 e, em processo contínuo, desde 1972.

Usos – O girassol é uma das quatro maiores culturas oleaginosas comestíveis do mundo. Além do óleo para consumo humano e medicinal e da proteína para consumo humano, também pode fornecer alimentação para animais, como os grãos para pássaros e aves, tortas para compor rações em geral, silagem e forragem para gado, caprinos e ovinos, além de ser excelente produtor de mel e bom adubo verde.

Secretaria da Agricultura