Agricultura: Nova variedade de banana resistente à pragas é desenvolvida pelo IAC

nd

sex, 19/07/2002 - 19h47 | Do Portal do Governo

Frutas mais ricas em vitamina C e com menos agrotóxicos para o consumidor. Estas são as principais características da Nanicão IAC 2001, nova variedade de banana desenvolvida pelo Instituto Agronômico (IAC). Resistente às sigatokas amarela e negra, o que agrega-lhe o atributo de dispensar pulverizações, a Nanicão 2001 garantirá à cadeia produtiva da banana grande competitividade e uma importante redução de custos.

Há 40 anos no Brasil, a sigatoka amarela, doença que seca as folhas da bananeira e compromete a produção, exige, para o seu controle, uma pulverização por mês ao custo de R$ 500,00 por hectare. A variedade negra da doença, presente no país desde 1998, requer cerca de 40 pulverizações por ano para se manter controlada. Para o mercado, a nova banana, que contém três vezes mais vitamina C do que a Nanicão comum, terá grande destaque por sua espessura e durabilidade após a climatização.

A pesquisa, iniciada há 5 anos pelo IAC, deverá beneficiar principalmente o Vale do Ribeira, maior região produtora de banana do Estado de São Paulo, garantindo saldos positivos tanto para o produtor como para o consumidor de bananas.

Da Secretaria da Agricultura