Agricultura: Nova técnica de controle de pragas é apresentada em exposição em Piraju

II Exposição de Hortifruti do Vale do Paranapanema pode ser visitada até amanhã, dia 27

qua, 26/11/2003 - 12h10 | Do Portal do Governo

O uso da manipueira, resíduo tóxico do processo de beneficiamento da mandioca, no controle de pragas na produção de leguminosas será um dos destaques da II Exposição de Hortifruti do Vale do Paranapanema, que está sendo realizada em Piraju, nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27.

Segundo Sílvio César de Souza, técnico do Sebrae-SP em Ourinhos, pela primeira vez os resultados práticos do estudo serão demonstrados. ‘Até então, o uso da manipueira foi objeto de ensaios acadêmicos. Aqui na
região, que é produtora de mandioca, o resíduo era um problema, mas acabou se tornando uma solução pela possibilidade de utilização desse resíduo. Os resultados na soja, pepino e tomate são animadores’, afirma.

Amanhã (27), às 9 horas, Antonio Marcio Cheranti, técnico do Sistema Agroindustrial Integrado (SAI), apresentará a palestra ‘Controle de Nematóides na Produção de Pimentão Colorido, Pepino e Tomate em Ambientes Protegidos, através do uso da Manipueira’. O SAI é um programa do Sebrae-SP, realizado em
parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, para levar assistência técnica e gerencial ao produtor rural a todos os elos da cadeia produtiva.

Temas como industrialização e processamento de hortifrutis, tratos culturais, técnicas de classificação, padronização e embalagem do setor e até uma nova variedade de tangerina ponkan sem semente estão sendo apresentados na Exposição.

A região do Vale Paranapanema, no Sudoeste do Estado, destaca-se como pólo produtivo de hortifruti com área de aproximadamente 1,8 milhão de metros quadrados de cultivo em ambiente protegido – as chamadas estufas – e 520 hectares de plantio a campo. As principais culturas são: pimentão colorido, pepino,
tomate, goiaba, banana, acerola, lichia, abacate e tangerina ponkan.

– A Exposição de Hortifruti do Vale do Paranapanema é realizada a cada dois anos e tem como objetivo difundir novas tecnologias de empresas ligadas ao setor e interagir com os produtores sobre alternativas e técnicas aplicadas à produção. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Piraju.

No estande do Sebrae-SP, o produtor encontra, além de consultoria técnica, a demonstração dos projetos desenvolvidos na região para as cadeias de leite, suínos e mandioca. Para o gerente regional do Sebrae-SP
em Ourinhos, Pedro Rocha Barreiros, o evento ajuda a fortalecer o setor e estimula o associativismo.

‘Por meio do SAI, levamos orientação a 15 municípios da região de Ourinhos. Parcerias com a Embrapa e a Unesp têm colaborado para apontar novos rumos ao setor. A exposição é mais um instrumento para a difusão de tecnologia no agronegócio e uma demonstração da capacidade associativa dos produtores para o fortalecimento da atividade’, afirma Barreiros.

II Exposição de Hortifruti do Vale do Paranapanema
Visitação: dias 26 e 27 de novembro, das 9h às 18h
Local: Parque Municipal Natural do Dourado – Piraju/SP

(LRK)