Agricultura: Museu do Café abre a exposição ‘Trajetória do Café no Brasil’

Localizada em Santos, instituição recebe anualmente o Concurso Estadual de Qualidade do Café

sáb, 23/07/2005 - 19h46 | Do Portal do Governo

A exposição “Trajetória do Café no Brasil”, de longa duração, será aberta nesta sexta-feira, dia 22, às 16h, no Museu do Café do Brasil, em Santos, com a presença do Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, o secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho, e outras autoridades e representantes do setor cafeeiro.

A exposição é mais um passo na concretização do trabalho da Associação Amigos dos Museus dos Cafés do Brasil, de diversas entidades cafeeiras nacionais, universidades, com o objetivo salvaguardar (coleta/estudo, documentação, conservação e armazenamento) e comunicar (exposição, projetos educativos, ação socioeducativa e cultural) documentos textuais, iconográficos, sonoros e objetos relativos à história do café,

O trabalho de captação de peças, documentos textuais e iconográficos, ao longo destes últimos anos, constituiu um acervo diversificado de objetos, por exemplo, balanças Romão, peneiras, cestos, torrefadores de 8 e 4 bocas, móveis de antigas comissárias, máquinas de costurar sacos, entre outras; além de fotografias e documentos, que vieram através de doações, comodatos de antigas firmas cafeeiras, fazendas, do Instituto Agronômico de Campinas – IAC , órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Instituto Brasileiro do Café – IBC e particulares.

Neste mesmo Museu, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Câmara setorial do Café realizam anualmente, o Concurso Estadual de Qualidade do Café. Nesse concurso que elege os 10 melhores cafés da safra, uma saca de café já chegou a ser leiloada a R$ 1.610,00. Resultado de um trabalho contínuo do setor produtivo com os técnicos da secretaria nas diversas regiões produtoras de café no estado, em dias de campo, palestras e assistência técnica ao produtor durante a colheita do café, na armazenagem e comercialização. O concurso estadual é resultado de cerca de 10 concursos regionais realizados em todo o estado de São Paulo.

Esses mesmos cafés leiloados e eleitos no concurso estadual, e adquiridos por empresas de torrefação, são colocados nas principais redes de supermercados em embalagens especiais como se fossem garrafas de vinho selecionadas.

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa