Agricultura: Município de Jaborandi terá primeira incubadora de agronegócios do Estado

É uma parceria entre Sebrae, Prefeitura e Fundação Aroeira; evento é nesta sexta-feira

qui, 15/04/2004 - 19h38 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 16, será inaugurada a primeira incubadora de agronegócios do Estado, no município em Jaborandi, na região de Barretos. Participam do evento o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira e o diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca.

A incubadora é resultado de uma parceria entre o Sebrae, a prefeitura local e a Fundação Aroeira, que é a gestora do programa. A incubadora vai incentivar a pesquisa, produção, agregação de valor de culturas alternativas para o pequeno produtor rural, principalmente como alternativas às culturas tradicionais da região, como cana-de-açúcar e laranja, cultivados em grandes propriedades.

A incubadora possui uma área de 75.679 metros quadrados (3,5 alqueires), oferecendo sala de treinamento para 60 lugares, sala para reunião de negócios, área para cultivo de produção, sala de embalagens de produtos, abatedouro de pequenos animais, granja de frango e granja de suínos. Não existe uma estrutura dividida em boxes, que é diferencial importante nesse programa.

A incubadora vai iniciar suas atividades com os 11 grupos de produtores com 347 proprietários rurais, sendo que 158 já estão em fase de produção da nova atividade agrícola. Uma das cadeias priorizadas foi a de orgânicos por ser considerado um mercado promissor, além disto pretende-se realizar cursos de cortes especiais de carnes de ovinos (outra vocação da região), desenvolvimento de embalagens e estudo de mercados.

Para o secretário, o Sebrae é um importante parceiro no trabalho de orientação principalmente ao agricultor familiar, oferecendo a ele um conjunto de informações importantes para o seu crescimento. “O agronegócio paulista só atingiu a importância que tem pela união de esforços dos empreendedores rurais, incluindo os pequenos produtores e pela existência de programas como esse”, disse.

A solenidade será na sede da Fundação Aroeira, rodovia Antonio Bruno, km 10, às 11h30.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
C.A.