Agricultura: Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido é tema de curso no IAC

Instituto Agronômico realiza curso em agosto

sex, 23/07/2004 - 16h02 | Do Portal do Governo

Quando assunto é negócio, logo vem as idéias de bom desempenho e vantagens. No agronegócio isso não é diferente. Daí o cultivo protegido se destacar pelos benefícios causados à produtividade agrícola e ao ambiente, além de possibilitar a realização da atividade por poucas pessoas, viabilizando a agricultura familiar.

Para disponibilizar conhecimento aos interessados nessa área, o Instituto Agronômico (IAC), em parceria com a Conplant, irá realizar o II Curso Modular de Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido, em agosto de 13 a 21, às sextas-feiras e sábados, em Campinas.

O cultivo protegido — que pode ser realizado no solo, em substrato ou no sistema hidropônico — exige melhor controle do manejo de nutrientes, visando ao sucesso econômico e à redução dos riscos ambientais. Essa realidade reflete na procura por cursos sobre esse tema, mas o IAC limita o número de vagas para proporcionar melhor aproveitamento do Curso pelos participantes.

Portanto, os interessados devem entrar em contato com o IAC pelo telefone (019) 3236-9119 ou e-mail mncp@iac.sp.gov.br para confirmação da inscrição até 16 de julho.

Direcionado a técnicos envolvidos no manejo de plantas em estufas, a participação no curso requer conhecimentos básicos de química e de agricultura, em nível médio ou superior. Ao final do curso, os participantes terão maior domínio dos conhecimentos para melhorar seu desempenho prático e profissional, tendo como suporte os fundamentos básicos e científicos envolvidos.

Falta de conhecimento faz produtores de mudas perderem até 30% do adubo usado
Só no Estado de São Paulo – responsável por 80% da produção nacional de citros — há cerca de 400 viveiristas produtores de mudas dessa cultura, de acordo com o pesquisador do IAC e um dos docentes do curso, Ondino Cleante Bataglia. “Muitos deles têm problemas em sua atividade em razão de não dominarem completamente o manejo de nutrientes”, afirma o pesquisador. Daí a relevância desse curso oferecido pelo IAC com seis especialistas nas áreas abordadas.

O curso será ministrado em quatro módulos de nove horas/aula, em finais de semana, às sextas-feiras das 13h às 22h30, e aos sábados, das 8h às 18h. As aulas foram concentradas em dois finais de semana para reduzir os custos com viagens e hospedagens, já que a primeira edição do curso atraiu participantes de várias regiões do Estado.

O II Curso Modular de Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido visa dar aos técnicos envolvidos com esses sistemas de produção conhecimento abrangente sobre os nutrientes vegetais e suas interações, o clima da estufa e avaliação da demanda de água, os fertilizantes mais recomendados, cálculos de concentrações e formulações de soluções nutritivas, manejo da fertirrigação através do monitoramento nutricional dos substratos.

Data: 13 a 21 de agosto de 2004.
Horário: Sextas-feiras: 13h às 22h30 – Sábados: 8h às 18h
Local: Instituto Agronômico, Av.Barão de Itapura, 1481, Guanabara – Campinas/SP.
Contato: (19) 3231-5422, ramal 181, com Edna – e-mail: mncp@iac.sp.gov.br

Inscrição: A inscrição deverá ser feita, mediante preenchimento da ficha de Inscrição – acesse www.iac.sp.gov.br.

A confirmação da inscrição será feita mediante pagamento da primeira parcela até 16 de julho de 2004 ou do valor total do curso até 30 de julho de 2004.

Vagas limitadas.

Carla Gomes da assessoria de imprensa do IAC
C.A.