Agricultura: Leilão dos Melhores da Bovinocultura de Corte será realizado em Ribeirão Preto

Secretário Duarte Nogueira participará do evento

sex, 05/11/2004 - 10h36 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza neste sábado, dia 6, em Ribeirão Preto, o Leilão de Reprodutores de Bovinos de Corte dos participantes da 54ª Prova de Ganho de Peso (PGP). O evento tem início às 7 horas, e será realizado no Parque Permanente de Exposições.

O trabalho é desenvolvido pelo Instituto de Zootecnica, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgãos da Secretaria e faz parte do “Show da Genética em Bovinocultura de Corte”.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, às 12h30, início do leilão. O trabalho é desenvolvido pelo Instituto de Zootecnica, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgãos da Secretaria e faz parte do “Show da Genética em Bovinocultura de Corte”.

Os animais que passaram pela PGP, vem de uma linhagem de 54 anos de trabalho no melhoramento das raças Nelore, Guzerá, Gir e Caracu. Estes animais foram confinados pelo período de 168 dias, classificados em 6 grupos: Elite, Superior, Superior Mediano, Regular, Comum e Inferior. Classificaram como elite: cinco (14%) Caracu,; um (10%) Gir, oito (18%) Guzerá; seis (13%) Nelore Mocho e 38 (14%) Nelore Padrão.

O objetivo da Prova de Ganho de Peso (PGP) é avaliar os animais que se constituem com um grupo contemporâneo, dentro de cada grupo racial, através de seu desempenho. Desde 1951, caracteriza-se como relevante instrumento na seleção para peso pós-desmama e ganho de peso em bovinos de corte.

“Como esses dois atributos são altamente herdáveis, os animais que se destacam na PGP, pelo seu melhor desempenho, são considerados melhoradores de plantéis, podendo transmitir parte dessa superioridade à sua progênie”, explica o secretário.

Este ano entre abril e outubro a PGP contou participação de 470 animais de cinco raças – Carau, Gir, Guzerá, Nelore Mocho E Nelore Padrão – provenientes de 118 criadores, sendo: 261 animais convênio IZ/FUNDEPAG (177 criadores) e 146 animais pertencentes ao plantel do Instituto de Zootecnia (EEZ de Sertãozinho).

Serviço,/b>
Data: Sábado, dia 6 de novembro de 2004
Horários: 7h – 11h30 Vistoria dos Animais
11h30 – 12h30 Almoço (Oferecido pelo IZ)
12h30 – Início do Leilão
Local: Avenida Orestes Lopes de Camargo, s/n°, Jardim Jockey Club – Ribeirão Preto – SP
Contato pelos telefones (16) 3491-6157 e (19) 3466-9459

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

V.C.