Agricultura: Jundiaí realiza 26ª Festa da Uva

Evento será realizado até 25 de janeiro

ter, 20/01/2004 - 10h09 | Do Portal do Governo

Teve início nesta última sexta-feira, 16, a 26ª Festa da Uva de Jundiaí. O evento, realizado a cada dois anos, época de safra da uva, terá na edição deste ano, além das já tradicionais exposições de uvas e vinhos, passeios pelo Circuito das Frutas, exposições de orquídeas, artesanato, filatelia, carros antigos e um cyber café à disposição dos visitantes.

O ano de 2004 marca o retorno da Festa ao Parque Municipal Comendador Antônio Carbonari, o ‘Parque da Uva’. O espaço, que passou por um processo de ampliação, foi remodelado com o intuito de atender projetos de educação do município e grandes exposições industriais, agrícolas, culturais e tecnológicas.

No pavilhão destinado aos expositores estarão instalados cerca de 20 estandes apresentando as atividades industriais, empresariais e artesanais da região. No espaço reservado aos produtores de uvas e vinhos estarão cerca de 200 expositores.

Segundo a Prefeitura de Jundiaí, a expectativa de público é de 150 mil pessoas, durante os seis dias da festa, e o volume de frutas comercializadas no mesmo período deve ultrapassar o da última edição, que foi de aproximadamente 70 toneladas.

Jundiaí, município integrante do Circuito das Frutas, é o maior produtor de uvas de mesa do país. São cerca de 10 milhões de videiras e uma produção de aproximadamente 25 mil toneladas por ano.

O Circuito das Frutas, composto pelos municípios de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo, é responsável hoje por mais de 75% da produção de uvas do Estado.

A Festa irá até o dia 25 de janeiro e o preço do ingresso custa R$ 5.

Da Secretaria estadual da Agricultura

M.J.