Agricultura: Itesp oferece capacitação em desenvolvimento sustentável e agroecologia

Objetivo é ensinar aos técnicos e assentados fundamentos da agricultura sustentável

ter, 25/05/2004 - 21h32 | Do Portal do Governo

Começa nesta terça-feira, dia 25, em Presidente Prudente, mais uma etapa do Programa de Formação e Capacitação em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia do Itesp. O curso Agricultura Familiar, Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia tem como objetivo ensinar aos técnicos e assentados fundamentos básicos da agricultura sustentável.

Serão atendidas duas turmas, cada uma com 35 pessoas: a primeira inicia as aulas nesta terça e terminará na quinta-feira, dia 27. Entre os dias 15 e 17 de junho, será a vez da segunda turma. O curso conta com aulas teóricas e visita a um agricultor orgânico que apresenta a produção, o manejo, as facilidades e dificuldades do método.

As aulas teóricas serão realizadas no Hotel Aruá. A visita técnica será realizada em uma propriedade próxima ao aeroporto de Presidente Prudente, onde se pratica agricultura em sistema orgânico. Também será feita uma visita à Escola Técnica Estadual Antônio Eufrásio de Toledo, onde há produção de hortaliças nos sistemas orgânico e convencional.

O Programa de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia foi lançado em agosto de 2003 e deve se estender até setembro deste ano. Resultado de uma parceria entre a Fundação Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), entidade vinculada à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o projeto conta com recursos do Pronaf da ordem de R$ 400 mil e contrapartida do Itesp de R$ 138.390.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania