Agricultura: Itesp busca variedades de mandioca mais produtivas para assentamentos do Pontal

Objetivo é que assentados produzam mais e com melhor qualidade, para consumo próprio e comercialização

qui, 13/01/2005 - 12h41 | Do Portal do Governo

A utilização de espécies adequadas e a adubação do solo podem elevar a produtividade da mandioca nos assentamentos do Pontal do Paranapanema. A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, têm feito experimentos de campo com variedades diferentes para encontrar as que melhor se adaptam ao solo da região. Com isso, os agricultores assentados poderão ter uma produção maior e de melhor qualidade, e o excedente do consumo familiar poderá ser comercializado com preços mais vantajosos.

Em Mirante do Paranapanema, com a supervisão do engenheiro agrônomo Sergio Doná, o Itesp implantou um campo de demonstração no assentamento Arco Íris com quatro tipos diferentes do tubérculo. O objetivo é melhorar a qualidade das ramas plantadas nos lotes e introduzir variedades mais produtivas e tolerantes às principais doenças que afetam essa cultura.

O plantio foi feito com as variedades Fibra – a mais comumente cultivada pelos assentados – a Espeto, a IAC-14 e a Iapar 5017. Após dez meses, foram colhidas as duas linhas centrais de cada parcela e em seguida realizada a pesagem, para se determinar a produtividade e renda de cada parcela para posterior avaliação.

Técnicos do Itesp constataram que a variedade Fibra foi a que apresentou menor produtividade, tanto adubada quanto sem adubação. A variedade IAC-14 foi a que proporcionou a maior receita bruta, nas duas condições avaliadas: com e sem adubação, pois obteve maior valor comercial na venda.

Segundo Doná, uma vez que 80% da área cultivada com mandioca nos assentamentos de Mirante do Paranapanema são da variedade Fibra e sem adubação, somente com a prática da adubação seria possível ter acréscimo de 50% na receita bruta obtida com a cultura. E se, ao invés da variedade Fibra fosse plantada a IAC-14 com adubação, o acréscimo na receita bruta seria de 160%.

Outro campo demonstrativo foi implantado pelo Itesp em Presidente Bernardes, no assentamento Palu. Foram utilizadas nove variedades de mandioca, doadas por farinheiras de Cândido Mota. Os resultados desse campo experimental ainda estão sendo analisados comparativamente pelos técnicos do Itesp, para futura orientação aos agricultores assentados.

Mais informações:
– Escritório do Itesp em Mirante do Parapanema: Sergio Dona – (18) 291-1940 /1121.
– Escritório do Itesp em Pres. Bernardes: Joel Martines de Oliveira – (18) 262-1196 /1310

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(LRK)