Agricultura: ITAL completa 40 anos

Evento será nesta sexta-feira, dia 29

qui, 28/08/2003 - 19h04 | Do Portal do Governo

O Instituto de Tecnologia de Alimentos, um dos seis institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comemora nesta sexta-feira, dia 29, 40 anos de existência. Durante o evento, serão feitas homenagens aos funcionários e pesquisadores, além das agências de fomento – Fapesp/Fundepag; Finep e CNPQ, parceiras do ITAL em vários programas e projetos desenvolvidos nestas quatro décadas de trabalhos prestados ao setor de alimentos.

O ITAL é um centro de excelência na avaliação e controle de qualidade de alimentos, certificação de qualidade de produtos e embalagens para exportação, além de desenvolvimento de embalagens inovativas e alimentos com agregação tecnológica. ‘Quando vamos ao supermercado ou consumimos alimentos, não temos a noção da participação do ITAL na análise dos mesmos e na formulação das embalagens. As empresas/clientes do Instituto são as mais variadas.
O ITAL está presente no nosso dia-a-dia quando se trata de alimentação’, afirma o secretário Duarte Nogueira.

Outra grande inovação do ITAL é na sua parceria com o setor privado. Por meio do CETEA – Centro de Tecnologia e Embalagens- , em modelo associativo, mais de 150 empresas, do setor fabricante e usuários de embalagens, utilizam dos serviços prestados pelo Instituto. O Conselho Consultivo do CETEA coloca o setor público e privado lado a lado criando alternativas de financiamento e melhorando a qualidade dos alimentos.

Nestes 40 anos, dentre os trabalhos desenvolvidos, que já garantiram o ISO 9001 a instituição, destacam-se os projetos de segurança alimentar, o núcleo de apoio a patenteamento, programas de avaliação de qualidade de café, e projetos em andamento como o de uso de gordura de cupuaçu para fabricação de chocolate e de maturação de queijo prato.

Evento: Solenidade em comemoração aos 40 anos do ITAL
Horário: 10 horas
Local: ITAL – Av. Brasil, 2880 – Campinas/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.