Agricultura: Irrigação e plantio direto na palha são temas de encontros no Sudeste Paulista

Secretário Duarte Nogueira participa do evento

qua, 17/08/2005 - 13h31 | Do Portal do Governo

“O sistema de plantio convencional do Estado de São Paulo será o plantio direto. E o uso racional da água é constante preocupação da Secretaria”, afirma o secretário de agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, que participa de dois eventos sobre os temas na região sudoeste do Estado, na próxima quarta-feira (17/08). No município de Taquarituba, a partir das 9 horas, o secretário faz palestra para produtores no Encontro Regional de Plantio Direto na Palha, que acontece de 17 a 19 de agosto, reunindo especialistas da secretaria e de outros órgãos sobre o uso do sistema, assim como novas tecnologias para utilização de defensivos e manejo.

A partir das 14 horas, o secretário participa do II Encontro de Agricultura Irrigada na Palha e I Encontro Nacional de Irrigantes, organizado pela Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (Aspipp), no município de Avaré, uma das maiores regiões produtoras de feijão e milho do Estado de São Paulo, perdendo para Guaíra e Casa Branca. O plantio direto também cresce na região, uma das ações de incentivo da Secretaria é o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, que está sendo trabalhado em 16 microbacias da região.

“Além de cursos e assistência técnica integral, com transferência e adaptação da tecnologia de plantio direto, assim como o uso racional da água, a secretaria também repassa a produtores que participam do programa de microbacias, máquinas de plantio direto. Hoje, temos no estado cerca de 1,5 milhão de hectares cultivados neste sistema. Nosso objetivo é dobrarmos nos próximos cinco anos”, afirma o secretário Nogueira.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.