Agricultura: Instituto de Zootecnia realiza reunião técnica sobre produção intensiva de ovinos

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 28

qui, 28/04/2005 - 10h36 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza nesta quinta-feira, dia 28, em Nova Odessa, a 5ª Reunião Técnica sobre Produção Instensiva de Ovinos. No encontro, que abordará aspectos relativos a realidade e perspectivas da produção de carne ovina para a Região Sudoeste do País, os participantes terão oportunidade de conhecer as instalações e equipamentos da Unidade de Ovinos, além do plantel de animais selecionados do Instituto, das raças Santa Inês, Ile de France, Suffolk, Morada Nova e Poll Dorset.

De acordo com os organizadores, o evento pretende apresentar a técnicos e pequenos criadores os novos métodos de manejo e produção, como o Sistema de Cordeiros para Abate Superprecoce, desenvolvido pelo IZ. O método, obtido depois de mais de 20 anos de pesquisas técnicas, permite o abate de cordeiros com 90 dias de idade, pesando cerca de 30 quilos, sem receber medicamentos, vacinas ou drogas sintéticas. Graças a essas pesquisas, a carne, que era considerada um subproduto, tornou-se mais saudável e de excelente qualidade.

Para o pesquisador Eduardo Antonio Cunha, a realização da Reunião Técnica é fundamental para a transferência do conhecimento gerado pelo IZ aos pequenos e médios produtores. “São Paulo caminha para ser um dos principais estados brasileiros na produção de carne ovina de qualidade. Com o crescimento da produção, houve também um aumento na procura por informações e suporte técnico direcionada à criação e manejo de ovinos” salienta.

Outro projeto do instituto envolvendo a cadeia produtiva da ovinocultura, é o de avaliação da raça Texel nas condições do Sistema de Produção Intensiva de ovinos. A pesquisa, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Texel (Brastexel), visa somar benefícios aliando as vantagens do sistema às características da raça, mundialmente conhecida pela grande musculosidade e precocidade no acabamento da carcaça, capaz de produzir cordeiros com maior proporção de carne e de corte traseiro.

Para a pesquisa, já realizada com outras raças de ovinos, a Brastexel disponibilizou, através de criadores filiados à Associação, a doação de quatro reprodutores e um lote de 15 matrizes.

Através do Sistema de Produção Intensiva, proposto pelo Instituto e, considerando as características ambientais, condições climáticas, espécies forrageiras utilizadas e espécies parasitas prevalentes, a avaliação da raça proporcionará a valorização da Texel na Região Sudeste, seja pura ou para cruzamentos industriais com matrizes deslanadas, como a Santa Inês e Morada Nova.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura