Agricultura: Instituto de Zootecnia realiza curso sobre controle de parasitos em ruminantes

As infecções parasitárias podem matar o animal e traz vários prejuízos aos proprietários

qua, 28/07/2004 - 15h44 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), estará promovendo dias 4 e 5 de agosto, a partir das 8 horas, o 2º Curso sobre ‘Controle de parasitos em ruminantes’. Serão dois módulos independentes, um para ovinos e outro para bovinos.

A pesquisadora científica e coordenadora do curso, Cecília José Veríssimo, estará ministrando o evento que tem por objetivo difundir as mais recentes tecnologias de controle de parasitas em pequenos e grandes ruminantes. Diante da necessidade individual dos animais, cada vez mais se comenta sobre a estratégia de dosificação seletiva, buscando principalmente retardar o desenvolvimento à resistência parasitária. Serão apresentadas formas de controle estratégico, alternativo e de manejo.

No módulo bovinos serão discutidos os temas: controle de carrapato, tristeza, mosca-do-chifre, berne, bicheira, verminose e a cisticercose.

Já no módulo ovinos e caprinos serão abordados os temas: controle da verminose em ovinos e caprinos, ciclo de vida e prejuízos causados pelos principais vermes, controle por meio de animal resistente e controle pelo cartão Famacha em pequenos ruminantes.

Os participantes irão a campo para demonstração prática de como avaliar um animal resistente ao carrapato, além da prática com método de controle da verminose utilizando o cartão Famacha.

O método Famacha©, desenvolvido na África do Sul, pelo pesquisador científico Van Wyk, identifica o animal que necessita ser vermifugado a partir da coloração da conjuntiva. Com uma cartela de cores da mucosa ocular pode-se definir qual animal necessita ser tratado com vermífugo, isso possibilita diminuir a utilização do medicamento no rebanho e minimizar os resíduos na carne, no leite e no meio ambiente, preservando também a eficácia das bases químicas.

O custo da inscrição em cada módulo será de R$ 25,00. Para funcionários públicos e estagiários do IZ será R$ 15,00 o módulo. Cada módulo terá um certificado. O curso é destinado a produtores rurais e interessados e não há limite de vagas.

Mais informações e inscrições pelo telefone: (19) 3466-9431/ 3466-9400 ou pelo email: cjverissimo@iz.sp.gov.br

Lisley Silvério, da Assessoria de Imprensa do Instituto de Zoologia

M.J.