Agricultura: Instituto de Zootecnia completa 100 anos de pesquisa agropecuária

Evento será nesta sexta-feira, dia 15

qui, 14/07/2005 - 16h31 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia, um dos seis institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, completa 100 anos e o elenco de contribuições à agricultura e pecuária nacional é extenso. Nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 9 horas, na sede do IZ no município de Nova Odessa, a cerimônia contará com a presença do Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, secretário Duarte Nogueira e o ministro de Agricultura e Floresta da Província da Austrália Ocidental, Kim Chance, com quem o estado de São Paulo assina protocolo de cooperação técnica nas áreas de defesa e pesquisa agropecuária. Também é destaque no evento, a contratação de novos pesquisadores e convênio com a Unesp para estagiários no Instituto.

Durante todo este dia, o Instituto de Zootecnia estará em festa. Pela tarde serão feitas homenagens aos profissionais que por lá passaram e a apresentação dos principais projetos desenvolvidos. Outra novidade é a apresentação do Programa Estadual ‘Confina São Paulo’. Nele, será formalizada uma proposta de trabalho de pesquisa que viabiliza o confinamento de animais com utilização de subprodutos da agroindústria (cana, laranja, algodão, soja, girassol) na alimentação bovina.

Para o secretário Duarte Nogueira, o centenário do IZ é uma bela oportunidade de a população conhecer a contribuição da pesquisa agropecuária paulista no desenvolvimento e crescimento do agronegócio brasileiro. “Este salto de produtividade, os constantes recordes batidos pelos nossos agricultores na produção de grãos e proteína animal têm o crivo dos nossos pesquisadores, entre eles os do Instituto de Zootecnia”, afirma Nogueira. Ele exemplifica os projetos na área de melhoramento genético bovino e ovino do IZ, a tecnologia nas variedades de forrageiras, entre outros. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou a maior contratação de profissionais científicos da história, foram 382 para atuar nos 6 institutos de pesquisa e nos 15 pólos regionais de desenvolvimento.

Serviço:

Data: Sexta-feira, dia 15 de julho de 2005

Horários
9 horas – hasteamento de bandeiras
9h45 – início da cerimônia no anfiteatro do IZ
Local: Rua Heitor Penteado, 56 – Nova Odessa/SP

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura