Agricultura: Instituto de Tecnologia dos Alimentos busca modernização do atendimento

Projeto vai permitir a ampliação dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto

qui, 20/01/2005 - 18h30 | Do Portal do Governo

Modernizar a estrutura laboratorial e dinamizar o atendimento a micro e pequenas empresas. Estas são as metas do projeto de Melhoria da Infra-estrutura e do Prumo-Alimentos, desenvolvidos pelo Ital (Instituto de Tecnologia dos Alimentos), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os projetos, financiados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério de Ciência e Tecnologia, irão, até dezembro de 2006, permitir a ampliação dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto, bem como agilizar o diagnóstico e a proposição de soluções para produtos e embalagens de pequenas empresas do setor de alimentos.

O projeto de Melhoria da Infra-Estrutura, diz respeito a adequação e reforma de toda a estrutura física e laboratorial do Ital. Segundo Airton Vialta, diretor do instituto, estas melhorias vão da ampliação do espaço das unidades à aquisição de modernos equipamentos. “A exemplo das novas instalações de nosso laboratório de Microbiologia, inauguradas em setembro de 2004, a estrutura do Ital passará por adequações importantes, pensadas com o intuito de atender as normas de padronização de ensaios laboratoriais da ISO 17025”, afirma.

Para o secretário Duarte Nogueira, a eficácia das alterações podem ser comprovadas pelos avanços alcançados a partir das alterações no laboratório de microbiologia. “Com modernos equipamentos e um espaço de 400 metros² , além de uma equipe altamente qualificada, nosso laboratório dinamizou as pesquisas e reduziu o prazo para a conclusão de exames e análises. Resultados que, antes levavam 05 dias para serem apresentados, demoram hoje pouco mais de 24 horas”, comemora.

O segundo projeto é uma das vertentes do projeto Prumo, da Finep. Trata-se da construção de uma unidade móvel, dotada de equipamentos laboratoriais para assistência e prestação de serviços tecnológicos à micro e pequenas empresas. “Nosso módulo, o Prumo-Alimentos, levará às pequenas empresas um laboratório completo e realizará, ali mesmo, as avaliações quanto a qualidade dos produtos e das embalagens. Este trabalho dinamizará os diagnósticos e a proposição de soluções para a obtenção de produtos de qualidade”, garante Airton Vialta.

Ainda de acordo com o diretor do Instituto, a carência das pequenas e micro empresas, muitas vezes, reside na falta de informações sobre os métodos de processamento de determinados produtos. “Além das análises, esta unidade móvel levará aos nossos clientes a experiência de nossos pesquisadores que estarão sempre prontos para realizar palestras e apresentações sobre determinados procedimentos”, lembra.

O ITAL é um centro de excelência na avaliação e controle de qualidade de alimentos, certificação de qualidade de produtos e embalagens para exportação, além de desenvolvimento de embalagens e alimentos com agregação tecnológica. “O Instituto de Tecnologia de Alimentos está presente no nosso dia-a-dia, desde a análise dos alimentos que consumimos até as embalagens que condicionam os produtos que vemos quando vamos ao supermercado”, afirma o secretário Duarte Nogueira.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.