Agricultura: Instituto de Tecnologia de Alimentos comemora 41 anos de fundação

Secretário Duarte Nogueira participa do evento, nesta sexta-feira, em Campinas

sex, 03/09/2004 - 9h58 | Do Portal do Governo

O ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), um dos seis institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comemora nesta sexta-feira, dia 3, a partir das 10 horas, 41 anos de existência. No evento, que contará com a participação do secretário Duarte Nogueira e outras autoridades, serão feitas homenagens aos funcionários e pesquisadores, além das agências de fomento – Finep Fapesp/Fundepag; e CNPQ, parceiras do ITAL em vários programas e projetos desenvolvidos nestes anos de trabalhos prestados ao setor de alimentos.

O ITAL é um centro de excelência na avaliação e controle de qualidade de alimentos, certificação de qualidade de produtos e embalagens para exportação, além de desenvolvimento de embalagens e alimentos com agregação tecnológica. “O Instituto de Tecnologia de Alimentos está presente no nosso dia-a-dia, desde a análise dos alimentos que consumimos até as embalagens que condicionam os produtos que vemos quando vamos ao supermercado”, afirma o secretário Duarte Nogueira.

Ao final da solenidade, os presentes serão convidados a conhecer as novas Instalações do Laboratório de Microbiologia do instituto. O espaço, com aproximadamente 400 metros², atuará, como uma central, em todas as atividades relacionadas a microbiologia de alimentos (projetos de pesquisa, treinamentos práticos e análises). Segundo o diretor do ITAL, Airton Vialta, a estrutura passou por adequações importantes e já obteve reconhecimento. “As mudanças foram pensadas com o intuito de atender as normas de padronização de ensaios laboratoriais da ISO 17025 e estas já foram avaliadas e devidamente habilitadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, comemora o diretor.

Após o evento, Duarte Nogueira segue para a sede da CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária), órgão da Secretaria, onde se reunirá com representantes das Câmaras Setoriais de Aves e Ovos, Leite e Derivados, Suinocultura e Bovinocultura de Corte, para a proposição de tópicos relacionados a mecanismos legais estaduais que reforcem a não utilização da Cama Aviária, proibida em território nacional pela Instrução Normativa nº8 de 25 de março de 2004, pela necessidade de manutenção da situação sanitária do Brasil, em relação a Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB – o “mal da vaca louca”

Normas federais proíbem o uso da cama de frango na alimentação de ruminantes, devido à inclusão de produtos e subprodutos de origem animal na formulação de rações de aves. Por via indireta, através da cama, esses produtos e subprodutos podem chegar ao cocho de ruminantes, gerando o risco epidemiológico da EEB.

Segundo o secretário, cabe aos Estados da federação a fiscalização do uso da cama de frango em seus respectivos territórios. “ O tema deve ser debatido com todos os elos das cadeias produtivas envolvidas, pois só com a orientação , conscientização e integração do setor é que se obterá os melhores resultados”, ressalta o secretário.

Agenda

10h – Cerimônia de Comemoração aos 41 anos do ITAL
Local: ITAL – Av. Brasil, 2880 – Campinas/SP

14h – Reunião com as Câmaras Setoriais de Aves e Ovos, Leite e Derivados, Suinocultura e Bovinocultura de Corte
Local: CDA – Av. Brasil, 2340 – Campinas/SP