Agricultura: Instituto de Pesca apóia seminário sobre pescado

Evento será realizado no dia 23 de agosto

sex, 19/08/2005 - 13h05 | Do Portal do Governo

No próximo dia 23 de agosto, o Grupo Dipemar Ltda. promoverá o “2º Seminário de Tecnologia em Agregação de Valor ao Pescado”, paralelamente à realização da “Aqüipesca – II Feira de Negócios de Aqüicultura e Pesca”. O local é o Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP. O Grupo Dipemar é responsável pela Revista Aqüicultura & Pesca, dipemar@dipemar.com.br

Para o pesquisador Edison Kubo, diretor do Instituto de Pesca, esse seminário é um instrumento de fundamental importância para discutir a atual situação e as novas tendências dos setores aqüícola e pesqueiro nacionais, especialmente no que tange a novas formas de aproveitamento, processamento e apresentação do pescado, buscando garantir nichos adicionais de mercado, com o conseqüente aumento da rentabilidade do setor. Discussões resultantes de eventos do gênero podem ainda inspirar novas políticas públicas destinadas ao aprimoramento da pesca e aqüicultura. Por acreditar nisto é que o Instituto de Pesca tem o prazer de apoiar cientificamente esse tipo de iniciativa de empresas privadas, diz Kubo.

A programação dividir-se-á em dois blocos: produção aqüícola e produção pesqueira. Na parte da manhã, reservada à aqüicultura, serão apresentados os seguintes temas: Aspectos políticos e institucionais – João Donato Scorvo Filho (SEAP); Possibilidades de desenvolvimento – Jorge Souza (MAR E TERRA); Entraves ao desenvolvimento – Luiz Frosch (IBAMA/SP); Aspectos técnicos – Klaus Carlos Bernauer (BERNAUER); Aspectos econômicos – Tito Lívio Capobianco Jr. (AB-TILÁPIA); Aspectos socioambientais – Luiz Marques da Silva Ayroza (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA); Debate.

A tarde, reservada à pesca, envolverá a seguinte temática: Mercado e investidores – Guilherme Crispim Hundley (SEAP); Novas tendências, exigências, riscos e possibilidades – José Ciaglia (SAPESP); Responsabilidade socioambiental – Maria Cristina Cergole (IBAMA/SP); Logística de comércio exterior – Jair Pereira (CENTER CARGO); Certificação e comércio justo – Célio Faulhaber (DIPOA); Debate.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3885-4265, ou e-mail: aquipesca@dipemar.com.br

Feira de Negócios

A “II Feira de Negócios de Aqüicultura e Pesca”, que se realiza a cada dois anos, acontecerá de 23 a 25 de agosto, das 14 às 21 horas, reunindo informações e oportunidades de negócio para empresários, compradores e técnicos da indústria de aqüicultura e pesca, buscando estimular o desenvolvimento do setor.

Cerca de 100 expositores apresentarão os seguintes itens, em uma área de 4.000 m2: aditivos, ingredientes, corantes, condimentos, embalagens, refrigeração, armazenagem, paletes, transportes, produtos e serviços, equipamentos e acessórios, tecnologia do pescado, dentre outros. O ingresso do público será mediante apresentação de convite. Haverá transporte gratuito na estação do metrô Jabaquara, com saída de vans na rua Nelson Fernandes.

Além do Instituto de Pesca, apóiam o evento: a SEAP, o Conselho Nacional de Pesca e Aqüicultura, a Associação Brasileira de Criadores de Camarão e a Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura