Agricultura: Instituto de Economia realiza palestra sobre cadeia produtiva de hortigranjeiros

Será realizado no próximo dia 10 de março

qui, 26/02/2004 - 16h04 | Do Portal do Governo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) realiza, no próximo dia 10 de março, às 14 horas, a palestra ‘O papel da reputação na coordenação vertical da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras frescos.’

Será ministrada pelo economista Eduardo Luiz Machado, doutor em teoria econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

Machado realizou estudos para determinar novas estruturas de governança, capazes de fornecer os incentivos e os controles necessários para a sustentação de estratégias de diferenciação de produto na cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras frescos (FLV).

Essas estruturas buscam focalizar o papel do varejo moderno na definição e na adoção de padrões e classificações privados, que visam aumentar a coordenação vertical da cadeia.

A pesquisa mostra que as novas estratégias, adotadas pelo varejo moderno, utilizam como mecanismo de coordenação das transações com produtores e consumidores a criação de padrões privados próprios. Esses padrões têm como objetivo principal informar a qualidade desejada dos produtos comercializados aos produtores e, ao mesmo tempo, atender às exigências de qualidade do consumidor.

Novas estruturas de governança surgem buscando sustentar tais transações, diz Machado. A conjunção de mecanismos de sinalização, credibilidade e o efeito-reputação constituem o fator-chave para a efetividade do padrão privado como mecanismo de coordenação ao longo da cadeia.

Será realizada na sala de reuniões do IEA, na sede da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, à Avenida Miguel Stéfano, 3900, Água Funda, São Paulo, Capital. Mais informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 5067-0531/0529 ou pelo e-mail: