Agricultura: Instituto de Economia Agrícola disponibiliza preços da segunda quadrissemana de março

Índice de preços apresentou perda de 1,13 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.

qui, 21/03/2002 - 12h38 | Do Portal do Governo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), vinculado à Secretaria da Agricultura, disponibilizou em seu site os preços agrícolas que caíram 0,54% na segunda quadrissemana de março. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), apresentou perda de 1,13 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.

Dos 19 produtos analisados, o amendoím, arroz, batata, cana-de-açúcar, soja, aves, boi gordo e suínos apresentaram queda dos preços, enquanto o algodão, café, cebola, feijão, laranja, milho, tomate, trigo, leite e ovos tiveram seus preços elevados.

Entre os produtos com crescimento expressivo de preço, manteve-se o tomate (35,25%). A maior queda foi verificada nas aves (-16,52%). Em relação aos produtos vegetais, observou-se recuo nos preços do subgrupo dos grãos, compensado por aumento das frutas e das olerícolas, fazendo com que o preço do grupo tivesse pequena alta de 0,30%. Já no grupo animal, aves, boi gordo e suínos, apresentaram retração nos preços, enquanto seus derivados, leite e ovos, tiveram majorações, o que levou o preço do grupo à baixa de 2,08%.

O preço do leite teve melhora neste primeiro trimestre de 2002 após forte queda observada no segundo semestre do ano passado. A redução de oferta em função do descarte de parte do rebanho leiteiro deverá dar sustentação a recuperação dos preços.

Maiores informações no site do IEA, www.iea.sp.gov.br