Agricultura: Instituto de Economia Agrícola constata alta de 0,47% nos preços de janeiro

Chuvas dificultaram o transporte e resultaram na redução da oferta de vários produtos

qua, 09/02/2005 - 14h35 | Do Portal do Governo

Mesmo com perda de 1,86 ponto percentual em relação a dezembro de 2004, os preços agrícolas fecharam o mês de janeiro com alta de 0,47%, informou nesta terça-feira o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório do IEA, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve apresentou leve tendência do aumento nas cotações dos produtos de origem vegetal, influenciado pelas chuvas que dificultaram o transporte e resultaram na redução da oferta de vários deles.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, nove apresentaram crescimento nos preços (batata, café, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja, tomate e leite). No segmento dos vegetais, apesar da queda nos preços de cinco produtos, a alta na cotação de oito itens gerou uma elevação de 4,49% no índice do grupo. No segmento animal, mesmo com o crescimento no preço do leite, houve uma variação negativa de 6,77%.

Entre as altas, destaque para a batata, que subiu 47,73%. Dos produtos que apresentaram redução, destaque para o preço dos ovos, que registrou queda de 20,52%.

A pesquisa aponta ainda que, no acumulado dos últimos 12 meses a variação do IPR foi de 12,39%, em comparação com 11,87% do IGP-M e 6,61% do IPC-Fipe (estimativa). Segundo o IEA, os preços agrícolas apresentam ganhos de 0,52 ponto percentual em relação ao IGP-M e de 5,78 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe. É a primeira variação acumulada do IPR maior que a do IGP-M desde julho de 2003.

O relatório completo sobre o desempenho do IPR no mês de janeiro está disponível na internet, no site do IEA: www.iea.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento