Agricultura: Instituto Agronômico realiza IV Dia de Campo de Tangerina

IAC desenvolve pesquisas com 22 variedades da fruta

seg, 14/06/2004 - 13h14 | Do Portal do Governo

As frutas atraem o consumidor atraem pela aparência e aroma. E para atingir a qualidade, os fruticultores precisam seguir as atividades de acordo com as recomendações agronômicas, sob pena de perder os recursos investidos. Para levar informações fundamentais ao sucesso dos campos de tangerina, o Instituto Agronômico (IAC), juntamente com o Pólo Regional do Sudoeste Paulista, irá realizar o IV Dia de Campo de Tangerina, na próxima quinta-feira, 17 de junho, das 9h às 16h, em Capão Bonito, onde, há oito anos, o IAC desenvolve pesquisas com 22 variedades de tangerina. Essa cultura tem sua produção espalhada no Estado todo e representa cerca de 4% da produção de citros.

Direcionado a pesquisadores, produtores, técnicos, estudantes e outros interessados no setor, o evento está focado na abordagem de pragas e doenças. O objetivo é informar os produtores a fim de que conheçam as pragas e saibam como controlá-las. A mancha-marrom de alternária das tangerinas, fungo que está prejudicando os campos em São Paulo, será novamente tema de palestra. A alternária provoca a queda dos frutos e a perda do valor comercial daqueles que permanecem na árvore, em razão de
manchas na casca. Durante o evento será exposto o resultado de uma avaliação feita com as 22 variedades IAC de tangerina pesquisadas. O público irá conhecer uma escala com notas de tolerância à doença, em que quatro variedades não vêm apresentando sintomas.

Por estar causando sérios problemas nas plantas, o controle desse fungo também será abordado no evento, com informações sobre época adequada de aplicação de produtos e o modo correto de uso. Adquirir mudas sadias e evitar plantios em áreas com alta umidade e maneira adensada estão entre as medidas de controle da doença. Quanto ao manejo, deve-se evitar o excesso
de nitrogênio na adubação para diminuir os fluxos vegetativos no verão, aumentando-os no outono e início da primavera. Isso porque o fungo prefere os tecidos jovens.

O manejo de pragas será outro tema de palestra no IV Dia de Campo de Tangerina. A ênfase será em mosca-das-frutas, bicho-furão, minador e ortézia. A mosca-das-frutas deposita seus ovos no fruto e as larvas deterioram o seu interior, provocando podridão e queda abudante, quando a fruta amadurece. Já o bicho-furão deposita os ovos em frutos maduros, as lagartas penetram na casca e se alimentam do fruto, causando apodrecimento e queda. O chamado minador ataca folhas novas, formando galerias em zig-zag, o que diminui a área foliar. Esses ferimentos servem de porta de entrada para a bactéria do cancro-cítrico. Outra praga, a ortézia suga
intensamente a seiva da planta, provocando desfolhamento lento mas crescente, com conseqüente definhamento da cultura.

Realizado pelo IAC e o Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Sudoeste Paulista, órgãos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o IV Dia de Campo de Tangerina oferece aos participantes, além das palestras, visita ao campo e degustação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3546-1399, com a Assessoria de Imprensa do Instituto Agronômico (IAC).


IV Dia de Campo de Tangerina
Data: Quinta-feira, 17 de junho de 2004
Horário: das 9h às 16h
Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Sudoeste Paulista
Rodovia SP 250 km 232 – Capão Bonito/SP