Agricultura: Instituto Agronômico realiza curso de hidroponia em Campinas

Técnica de cultivo é usada para substituir solo por solução aquosa contendo elementos minerais

ter, 17/09/2002 - 12h26 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, irá realizar o Curso Básico de Hidroponia, no próximo dia 27 de setembro em Campinas. Com o curso téorico-prático, o objetivo é divulgar os procedimentos para a produção de plantas em diferentes sistemas de cultivo na ausência do solo.

O evento é aberto ao público em geral e os interessados devem se inscrever até a data do evento, mas o número de vagas é limitado. A participação no curso custa R$ 100,00 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0XX19) 3231-5422- ramais 193 e 173.

Além de atender a pequenos produtores, a hidroponia é adequada também para programas municipais (prefeituras e secretarias) e consórcios inter-municipais. Em razão de existirem perspectivas de crescimento nesse mercado pouco explorado, os hidropônicos representam excelente oportunidade de negócio.

O responsável pelo curso e pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais do IAC, Pedro Roberto Furlani, afirma que os hidropônicos estão se popularizando cada vez mais, mas a oferta dos produtos ainda é inferior à procura.

A hidroponia é uma técnica alternativa de cultivo protegido, em que o solo é substituído por uma solução aquosa contendo apenas os elementos minerais indispensáveis aos vegetais. Comparada ao cultivo no solo, a hidroponia oferece muitas vantagens, mas exige o domínio da técnica. É por isso que, periodicamente, o IAC oferece cursos e assistência aos usuários dessa técnica.

O sistema é uma alternativa para quem tem áreas pequenas e não dispõe de recursos para custear funcionários, pois a hidroponia facilita o trabalho e permite que uma só pessoa cuide de grande número de plantas. Além dessas vantagens, a técnica viabiliza a produção de qualidade o ano inteiro e em maiores quantidade, qualidade e precocidade.

Para o ambiente, a hidroponia é benéfica por reduzir muito o uso de água e potencializar a eficiência do uso de fertilizantes. A cultura apresenta também maiores possibilidades do mecanismo e automatização. Com tais características, essa técnica alternativa é ótima oportunidade para pequenos produtores. Para o consumidor, o grande benefício está em obter alimentos mais saudáveis.

O cultivo aplica-se às culturas de rúcula, agrião, almeirão, couve-manteiga, salsa, cebolinha, cebola, coentro, salsão, tomate, pepino, pimentão, rabanete, alho, beterraba, cenoura, melão, morango, plantas ornamentais e outras.

O mais recente produto hidropônico apresentado pelo IAC é o morangueiro vertical, que resultou de pesquisa concluída, no ano passado, na pós-graduação do IAC e desde então a técnica é utilizada por agricultores.

No Brasil, o interesse pelo cultivo hidropônico vem crescendo, com predomínio do sistema NFT (Nutriente film techinique) ou técnica do fluxo laminar de nutrientes. Esse sistema é composto basicamente de um tanque de solução nutritiva, de um sistema de bombeamento, dos canais de cultivo e de um sistema de retorno ao tanque.

A solução nutritiva é bombeada aos canais e escoa por gravidade formando uma fina lâmina de solução que irriga as raízes. Além desse sistema, há outros dois: sistema DFT (Deep film techinique) ou cultivo na água ou ‘floating’, e o sistema com substratos.

Data: 27 de setembro de 2002.
Horário: 8 às 17h.
Local: Núcleo de Qualificação de Recursos Humanos, Av. Barão de Itapura, 1.481, Bairro Guanabara, 13020-902, Campinas (SP). Telefone para contato: (19) 3231-5422 ramais 193 e 173.
Valor : R$ 100,00.