Agricultura: Instituto Agronômico realiza a 26ª Semana da Citricultura

Será no período de 31 de maio a 4 de junho, no Centro de Citros Sylvio Moreira, em Cordeirópolis

qui, 27/05/2004 - 15h36 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, irá realizar a 26ª Semana da Citricultura, a 30ª Expocitros e o 35º Dia do Citricultor, de 31 de maio a 4 de junho de 2004, em Cordeirópolis.

Em sua 26ª edição a Semana da Citricultura reúne integrantes dessa importante cadeia produtiva do agronegócio paulista para trocar conhecimentos, experiências e informações sobre inovação tecnológica, marketing e negócios.

A atividade citrícola tem sido desafiada pelo crescente volume e número de doenças e pragas, com significativo aumento do custo de produção. A morte súbita – a se confirmar a altíssima suscetibilidade do limão cravo – irá impor mudanças ao setor. O limão cravo é o principal porta-enxerto para as plantas citrícolas. No aspecto comercial, o contexto da citricultura envolve retração no mercado internacional, queda de preço do suco e barreiras fitossanitárias, que resultam cada vez mais em restrições comerciais.

Entre os temas que serão abordados nas palestras estão: controle de pragas, inovação tecnológica, economia citrícola, planejamento do pomar, busca da qualidade da fruta, além de assuntos relacionados a doenças limitantes, como CVC, cancro cítrico e morte súbita.

A 30ª Expocitros traz todos ingredientes para ser mais um grande sucesso aos participantes. O número de empresas em 2004 é maior que em 2003, o que indica maior possibilidade de negócios e divulgação de produtos e serviços.

Direcionada a integrantes da cadeia produtiva dos citros, a Semana da Citricultura conta também com premiação de profissionais e empresas do setor. Este ano, será homenageado como Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura o pesquisador José Antonio Quaggio, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais, do IAC. Conhecido em todo o setor, tem desenvolvido um abrangente e produtivo trabalho sobre nutrição e adubação de citros, referência nacional e internacional. Na citricultura, Quaggio coordena a equipe que desenvolveu os critérios de diagnóstico da fertilidade do solo específicos para citros, inéditos na citricultura internacional e que definiu doses mais econômicas de corretivos e fertilizantes, assegurando a produtividade e qualidade dos frutos cítricos.

O Prêmio Centro de Citricultura, destinado a empresas com ativa participação na realização de trabalhos de pesquisa, será entregue à empresa Cambuhy Agrícola, parceira do setor em estudos sobre adubação, controle de doenças, entre vários outros. A Cambuhy Agrícola, situada em Matão, atua nos setores citrícola, cafeeiro e seringueiro.

Data: 31 de maio a 4 de junho de 2004
Local: Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros Sylvio Moreira – Rodovia Anhangüera, km 158 – Cordeirópolis – SP

Carla Gomes, do Instituto Agronômico (IAC)

(LRK)