Agricultura: Instituto Agronômico promove curso sobre soluções nutritivas para hidroponia

Inscrições podem ser feitas até quinta-feira, dia 28

qua, 27/11/2002 - 11h21 | Do Portal do Governo

Quem já trabalha com hidroponia e quer saber mais sobre soluções nutritivas pode se inscrever para o curso ‘Soluções Nutritivas para Hidroponia’, que será na próxima sexta-feira, dia 29, em Campinas.

Promovido pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, o curso vai mostrar aos participantes as diversas composições e manejos para as diferentes culturas, a reposição de nutrientes e as exigências nutricionais de cada planta.

A hidroponia é uma técnica alternativa de cultivo protegido em que o solo é substituído por uma solução aquosa (solução nutritiva) contendo apenas os elementos minerais indispensáveis aos vegetais. A difusão desse conhecimento é fundamental para o bom desempenho dessa técnica. A deficiência ou falta de um elemento na solução nutritiva impossibilita a planta de completar seu ciclo biológico. Daí a necessidade de orientação profissional para aqueles que lidam com a hidroponia.

Esta técnica é uma boa alternativa para o produtor que não dispõe de solo em condições adequadas de cultivo, oferecendo várias vantagens, como a baixa incidência de pragas e doenças, produção de hortaliças de qualidade o ano inteiro e em maiores quantidades, redução do uso de água e aumento da eficiência do uso de fertilizantes.

O responsável pelo evento é o pesquisador Pedro Roberto Furlani, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais do IAC. A inscrição custa R$ 100,00. Os interessados devem entrar em contato antecipadamente, pelo telefone (19) 3231-5422, ramais 193 e 173, pois as vagas são limitadas. O IAC vem realizando esse curso desde 1994, sempre com grande procura.

Serviço:
Data: Sexta-feira, dia 29 de novembro de 2002
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Núcleo de Treinamento do IAC – Av. Barão de Itapura, 1481, Bairro Guanabara, Campinas-SP

Carla Gomes – Assessoria de Imprensa – IAC

R.K.