Agricultura: Instituto Agronômico leva suas tecnologia para o interior do Estado

nd

ter, 21/05/2002 - 16h12 | Do Portal do Governo

Os produtores do Interior de São Paulo terão mais uma oportunidade de acesso às tecnologias geradas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento. O IAC irá participar da AGROSala – Feira Dinâmica de Máquinas e Insumos Agrícolas, a ser realizada em Nova Granada, interior do Estado, de 12 a 16 de junho.

Com 26 mil metros quadrados e 163 estandes, a primeira feira de dinâmicas e tecnologia agrícola da região de São José do Rio Preto irá expor os últimos lançamentos em máquinas e equipamentos agrícolas, sementes, adubos, fertilizantes e um conjunto de dinâmicas, além de leilões de animais. A expectativa é que 35 mil pessoas visitem a feira.

Além do IAC, os demais institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) contribuirão também com a difusão de informações que integram o agronegócio. O Instituto de Pesca (IP), de Economia Agrícola (IEA), de Tecnologia de Alimentos (ITAL), de Zootecnia (IZ) e o Instituto Biológico (IB) levarão para a AGROSala os conhecimentos resultantes de suas pesquisas.

Também estarão presentes a Defesa Agropecuária, a CODASP (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo) e a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). Com essa participação da SAA, o público da Feira poderá obter uma visão global do agronegócio, com enfoque para todas as etapas da cadeia produtiva – da produção ao mercado.

Em estande de 600m², o IAC irá mostrar aos visitantes da Feira a mais nova variedade de cana, a forrageira IAC86-2480, que tem teor de fibra mais baixo, contribui para o gado consumir mais e ganhar 18% a mais de peso que o alcançado com outras variedades (Veja texto abaixo). O público poderá conhecer essa cultivar que será lançada em breve pelo Instituto
Agronômico.

A técnica de cultivo hidropônico também será exposta e os produtores poderão conhecer na prática como funciona a produção de alface, por exemplo. Quem se preocupa com o uso de pulverizadores, terá a oportunidade de se informar sobre a utilização de bicos de pulverizadores. O uso adequado da técnica viabiliza a diminuição de custos e a preservação da saúde dos trabalhadores do campo.

A estação meteorológica do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC será outra fonte de conhecimentos para os produtores, com geração de informações ligadas ao clima, ao tempo e aos vegetais, além de informes meteorológicos e agrometeorológicos aplicados à agricultura, hidrologia, recursos naturais e impactos ambientais.

Essas informaçõe, fundamentais para as decisões no campo, orientam as ações nas atividades de preparo de solo, plantio, aplicação de produtos químicos, irrigação, controle de disseminação de pragas e doenças, estimativa da produtividade agrícola e ponto de colheita. O resultado de pesquisas na área de fruticultura do IAC também fará parte da exposição.

Cana IAC86-2840

Apresentada na Agrishow 2002, a nova cana atraiu o público, que recebeu informações do pesquisador responsável e diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana do IAC, Marcos Guimarães Landell. ‘Criamos um material que apresenta condição mais favorável para a alimentação animal’, afirma.

A avaliação de digestibilidade e conversão alimentar demonstrou que a IAC86- 2480 é 18% mais eficiente, quando comparada ao padrão RB72454 (esta é a variedade de maior área de cultivo no mundo e provavelmente a mais utilizada como forrageira no Brasil.)

Além de ganho em peso do animal, o uso dessa variedade IAC resulta em menor volume de alimentação manejado no dia-a-dia da propriedade rural e, portanto, menor custo com mão-de-obra.

A nova variedade apresenta capacidade de brotação excelente, inclusive no período de seca, porte ereto, altura média-baixa e diâmetro médio. Em razão do porte ereto e da despalha espontânea, aumenta a eficiência do manual em até 30%. Esse despalhamento agrega mais um valor porque reduz uma etapa de trabalho. A mecanização também tem ganhos, já que a uniformidade possibilita maior rendimento para a máquina e por isso é uma característica bastante apreciada.

‘A IAC86-2480 é o primeiro grande salto no universo da cana’, considera Landell, já que os estudos continuam com cerca de dois mil materiais em avaliação.

A pesquisa com essa variedade forrageira começou em 1986. Em 1998, foi montada uma rede de 17 ensaios de competição em usinas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Nesses ensaios, reúnem-se novos genótipos que se pretende caracterizar e avaliar, comparando-os com cultivares comerciais existentes, para verificar as vantagens.

Segundo Landell, apesar de o Brasil ter a canavicultura mais eficiente do mundo, as lavouras de cana destinadas ao uso forrageiro são de baixa produtividade, o que torna a atividade pecuária mais onerosa. Por tal razão, essa nova conquista do IAC é muito importante para o agronegócio.

Maior cultura em extensão no Estado, com três milhões de hectares, a cana tem sido muito importante para a alimentação do gado, por estar em condição de colheita no período que coincide com a falta de pastos.

Data: 12 à 16 de junho
Local: Rodovia BR 153 – Km 32 – Nova Granada (a 30 Km de São José do Rio Preto) – SP