Agricultura: Instituto Agronômico de Campinas realiza curso a distância sobre solos

Objetivo é proporcionar racionalização para garantir produtividade e sustentabilidade de sistemas agrícolas

seg, 02/08/2004 - 12h08 | Do Portal do Governo

Para oferecer uma visão geral sobre o preparo da terra para o cultivo, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) realizará, a partir do dia 16 até o dia 4 dezembro, o curso a distância Classificação e Manejo de Solos. O objetivo é proporcionar a racionalização das decisões do profissional do campo, visando a garantir produtividade e sustentabilidade de sistemas agrícolas.

Dirigido a agrônomos, engenheiros florestal, agrícola, ambiental e civil e a profissionais das áreas de geografia, geologia, biologia e ecologia, exigirá dedicação de 160 horas/aula pela Internet.

“O aprendizado facilitará o acesso à parte teórica, sem abrir mão da prática”, diz o pesquisador do IAC e coordenador do curso, Hélio do Prado. O intuito é proporcionar ao participante conhecimento necessário para que identifique os tipos de solo e a relação de cada um deles com o manejo e a produtividade. Duas das aulas práticas acontecerão na região de Piracicaba, onde serão reconhecidos os tipos de terra. Os alunos também visitarão a Usina São João de Araras, local em que observarão os perfis de solos e suas relações com a produtividade de cana-de-açúcar.

“A idéia é associar a identificação da terra à produção”, informa o coordenador. Na usina, os solos estão todos classificados e relacionados com a produtividade, o que permitirá mostrar aos estudantes as implicações positivas e negativas da associação das culturas com os diferentes tipos de terrenos e que a escolha correta resulta na utilização do potencial máximo do solo, preservando-o. Também oferecerá visão geral sobre preparo para o cultivo, sistemas de plantio, irrigação e manejo de plantas anuais e perenes. Vai, ainda, capacitar o profissional para classificar a área e saber optar por plantações mais ou menos exigentes, de acordo com as características da terra de cada local.

Inscrições terminam no dia 10

A primeira aula será presencial, em Campinas, no dia 16, às 14 horas, quando os alunos conhecerão os professores e receberão o material didático e a senha de acesso ao curso. Os interessados devem se inscrever até o dia 10 pelo site www.iac.sp.gov.br. O custo, que inclui todo o material didático, é de R$ 2,3 mil à vista, ou R$ 2,6 mil divididos em quatro parcelas. O pagamento deve ser feito por meio de depósito bancário em nome da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) – Banco Banespa S/A – Agência 0148 – C/C 13-040051-3. Outras informações pelo site www.iac.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3231-5422, ramal 216.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial