Agricultura: Instituto Agronômico de Campinas encerra hoje inscrição para pós-graduação

Inscrições podem ser feitas pela Internet no site www.iac.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3231-5422, ramal 110

ter, 20/09/2005 - 10h42 | Do Portal do Governo

Encerram-se hoje as inscrições para os cursos de pós-graduação do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que visam ao aperfeiçoamento profissional de engenheiros agrônomos, agrícolas, biólogos e de profissionais de áreas correlatas. Com duração máxima de 24 meses, o curso é dividido em três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Melhoramento Genético Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola. As inscrições podem ser feitas pela Internet no site www.iac.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3231-5422, ramal 110.

As graduações do instituto atraem interesse de estudantes de várias regiões do Brasil, desde 1999. Neste período, 90 teses foram defendidas e seus autores conquistaram espaços no mercado profissional. Desses, 40% foram contratados por empresas ou prestam serviços autônomos no agronegócio. Os demais partiram para o doutorado, são docentes ou assumiram outras atividades. No processo seletivo de 2004, foram selecionados 51 alunos para o curso de mestrado. Até fevereiro do ano que vem, 27 teses deverão ser concluídas e outras 38 em fevereiro de 2007. Desde sua criação, 391 candidatos se inscreveram nos exames de seleção, dos quais apenas 27 desistiram. “Trata-se de um número baixo se comparado a outros cursos”, garante a coordenadora, Ana Maria Lagôa.

Manejo de ecossistemas

Embora a instituição de pesquisa não pertença ao sistema universitário, foi pioneira no Estado de São Paulo ao criar o curso autônomo de pós-graduação stricto-sensu, reconhecido pelo Ministério da Educação. Dessa forma, além de gerar conhecimento, o instituto passou a formar recursos humanos direcionados à pesquisa e à aplicação prática, voltada aos problemas da agricultura brasileira. Oferece disciplinas obrigatórias e optativas e, ao final, o aluno deve apresentar sua dissertação. A pós-graduação forma pessoas para a pesquisa aplicada, com geração de tecnologia específica para cada cultura ou cada linha de pesquisa no universo da agricultura tropical e subtropical. “Com esse perfil, o aprendizado reúne profissionais que se propõem a ingressar no mercado de trabalho da iniciativa privada”, afirma Ana Lagôa.

As disciplinas de Gestão de Recursos Agroambientais abordam temas que relacionam os recursos do meio ambiente à atividade agrícola. São levados em conta aspectos racionais de produção e de proteção ambiental, abrangendo estudos de solo e clima, ponto de partida de todo ação de manejo de ecossistemas agrícolas e naturais. Na área de Melhoramento Genético Vegetal, são tratados aspectos básicos de genética, citogenética vegetal, estatística, genética quantitativa e genética molecular.

A ênfase recai sobre os métodos de melhoramento tradicionais de culturas anuais e perenes. Os conhecimentos relacionados com as condições bioclimáticas, os sistemas e técnicas de produção, fisiologia da produção e as doenças e pragas de diferentes culturas são os destaques da área de Tecnologia de Produção Agrícola. O aluno deve ter freqüência mínima de 75 % e deverá completar pelo menos 140 créditos; 50 são destinados a disciplinas e trabalhos e 90 à dissertação.

Estímulo ao conhecimento

Além de chamar a atenção de candidatos, a pós-graduação do IAC conquistou a confiança de agências de fomento à pesquisa, garantindo bolsas de estudos a vários alunos. Os investimentos vêm da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estas entidades avaliam sistematicamente o ensino de pós do IAC. Os estudantes são orientados por pesquisadores do instituto. Levantamento feito em 1996 mostrou que de 1990 a 1995 os docentes tinham orientado 106 teses de mestrado e doutorado nos cursos de pós-graduação de outras instituições, entre elas USP, Unicamp e Unesp. Esses dados evidenciavam forte vínculo do Instituto Agronômico com as atividades acadêmicas. O IAC de Campinas pertence à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócio (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Serviço:

Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481 – Campinas – SP – Tel. (19) 3231-5422
Site www.iac.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial