Agricultura: Instituto Agronômico completa 115 anos de existência

Para comemorar o aniversário, o órgão programa uma série de atividades nesta quinta-feira, dia 27

ter, 25/06/2002 - 13h22 | Do Portal do Governo

Fundado em 27 de junho de 1887, quando era chamado ‘Imperial Estação Agronômica de Campinas’, o Instituto Agronômico (IAC) comemora seus 115 anos de existência, na próxima quinta-feira, com uma série de atividades que serão desenvolvidas na sede do órgão, localizado na Av. Barão de Itapura, nº 1481, em Campinas. O Instituto é hoje responsável pela criação de cerca de 500 novos cultivos nas mais diversas cadeias produtivas do agronegócio paulista e brasileiro. O trabalho busca sempre a criação de variedades mais resistentes a doenças e mais produtivas, que contribuam para a preservação do ambiente e a geração de renda para o agricultor, além de trazer produtos mais saudáveis e melhores para a vida do consumidor.

Confira a programação:

8h – Café da manhã

9h – Celebração do aniversário

9h30 – Apresentação artística

14h – Abertura da Sessão Solene

14h30 – Homenagem aos funcionários aposentados

15h – Entrega do Prêmio IAC 2002

18h – Encerramento

Em mais de um século de existência, o IAC, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, vem cumprindo sua missão de gerar e transferir ciência e tecnologia para o negócio agrícola, visando à otimização dos sistemas de produção vegetal e ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental.

No último ano, o Instituto Agronômico trouxe inúmeras contribuições para o agronegócio. Criou novas variedades que irão estimular o avanço de diferentes cadeias produtivas: soja, cana, milho, algodão, banana, flores (antúrio), que estão por chegar ao mercado, além de nova cultivar de feijão, lançado este ano, e da uva, lançada em dezembro passado.

Além das novas variedades, o IAC se destacou também por outras realizações, em que obteve o reconhecimento pela relevância e inovação de seus trabalhos. A experiência e a tradição na pesquisa cafeeira se somaram ao que há de mais moderno no mundo high tech e o IAC se destacou pela coordenação do Projeto Genoma Café, iniciado este ano. Criado para pesquisar o café, o Instituto Agronômico foi o responsável pelo pontapé inicial nessa importante pesquisa genômica de uma das principais culturas brasileiras.

Na área de citricultura, o IAC foi selecionado no Programa Institutos do Milênio, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, no final do ano passado. O Instituto Agronômico coordena o único projeto de ciências agrícolas aprovado pelo Programa, que selecionou 17 projetos dentre 206 apresentados.

Pelo caráter de benefício para a humanidade, também no final de 2001, a pesquisa sobre ‘Produção de minitubérculos de batata-semente livre de vírus’ entrou para o Banco de Tecnologias Sociais, em seleção realizada pela Fundação Banco do Brasil/UNESCO, que escolheu, com base no critério de relevância social, 123 tecnologias, dentre 525 apresentadas. A tecnologia desenvolvida no IAC foi qualificada como contribuição social às áreas de alimentação e geração de renda.

Neste ano, o Programa Cana IAC recebeu o Prêmio MasterCana 2001, de distinção aos Melhores do Ano no Setor Sucroalcooleiro. O IAC foi contemplado por sua ampla interação com os usuários do setor sucroalcooleiro, por meio da criação do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar, em 1992. Por meio desse trabalho, as pesquisas são socializadas com usinas e cooperativas, via treinamentos e orientações.

A Pós-Graduação do IAC é outra realização a comemorar. Desde 1999, importantes descobertas foram feitas nas pesquisas de mestrado. Na pós, por exemplo, foi confirmada que duas cultivares de soja, já disponíveis no mercado, são resistentes à mosca branca, que ataca também outras culturas, como o tomate e o feijão. Também na pós-graduação foi criada a tecnologia do cultivo hidropônico de morangueiro vertical.

O conhecimento gerado no IAC é levado a diversas regiões do Estado, aos produtores e agentes da atividade agrícola, por meio de cursos e ‘Dias de Campo’. É dessa forma que os resultados do trabalho da Instituição, que é referência nacional em pesquisa agronômica, ampliam as oportunidades de produtores e da agroindústria e aumentam as opções dos consumidores, sempre com sustentabilidade ambiental.

Visite o site do Instituto Agronômico de Campinas.