Agricultura: Instituto Agronômico abre inscrições para pós-graduação

Curso é dividido em três áreas: Gestão de Recursos Agroambientais, Melhoramento Genético Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola.

qui, 08/09/2005 - 16h17 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abriu as inscrições para o seu curso de Pós-Graduação. Destinado ao aperfeiçoamento profissional de engenheiros agrônomos, agrícolas, biólogos e de profissionais que desenvolvam atividades relacionadas às áreas agronômica e ambiental, o curso, com duração máxima de 24 meses, é dividido em três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Melhoramento Genético Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola.

Com uma freqüência mínima de 75 %, o pós-graduando deverá completar, ao menos, 140 unidades de crédito, sendo 50 destinadas a disciplinas e trabalhos e 90 direcionadas à dissertação.

Como instituição de pesquisa não pertencente ao sistema universitário, o IAC foi pioneiro no Estado de São Paulo ao criar um curso autônomo de pós-graduação stricto-sensu, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC).

Desde 1999, 90 teses foram defendidas e os autores desses trabalhos conquistaram seus espaços no mercado: dos 90 mestres, 40% foram contratados por empresas ou prestam serviços como autônomos no setor de agronegócios, oito partiram para o doutorado, quatro são docentes e dez assumiram outras atividades.

No último processo seletivo do curso, em outubro de 2004, foram selecionados 51 alunos para o curso de Mestrado. De acordo com os coordenadores, até fevereiro de 2006, 27 teses deverão ser concluídas e outras 38 em fevereiro de 2007. Desde a criação do curso, 391 candidatos se inscreveram nos exames de seleção, sendo 203 aprovados e apenas 27 desistentes, número baixo comparado a outros cursos.

Segundo os coordenadores do curso, com a pós-graduação, o IAC, além de gerar conhecimento passou a formar recursos humanos voltados para a pesquisa com aplicação prática, direcionada aos problemas existentes na agricultura brasileira.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.