Agricultura: IEA divulga estimativas para produção de laranja e café

A safra de laranja deve ter uma queda em relação ao ano passado

ter, 26/08/2003 - 14h20 | Do Portal do Governo

Laranja

A safra paulista de laranja deverá atingir 333,1 milhões de caixas de 40,8 quilos, uma queda de 7,9% em relação ao volume obtido no ano passado, de 361,74 milhões de caixas, segundo a nova estimativa do IEA – Instituto de Economia Agrícola.

Segundo o secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, o principal motivo para a queda na produção foi a seca registrada nas principais regiões produtoras ao longo do segundo semestre do ano passado, além das altas temperaturas ocorridas no final do ano, que acabaram prejudicando a florada. A área cultivada da laranja registrou ligeira retração de 0,3%, para 658,98 mil hectares, em relação aos 661,29 mil hectares do ano passado.

Principal produtor e exportador mundial de suco de laranja, o Estado de São Paulo possui o maior parque citrícola do mundo, espalhado em mais da metade dos 645 municípios paulistas. No ranking do valor da produção agropecuária paulista, a laranja detém a terceira posição, atrás da cana-de-açúcar e da carne bovina.

No ano passado, o suco de laranja foi um dos principais destaques da pauta de exportação do agronegócio de São Paulo, com vendas ao mercado internacional equivalentes a US$ 1,034 bilhão, o que representou 95,8% das vendas totais do país ao exterior e 21,1% acima dos US$ 854,22 milhões obtidos no ano anterior.

Café

A safra de café do Estado de São Paulo, segundo estimativa do IEA, deve atingir 2,85 milhões de sacas de 60 quilos, o que representará uma queda de 39% sobre a colheita obtida de 2002. A baixa é atribuída ao ciclo bianual da cultura (em um ano, as lavouras têm alta produtividade e no outro, apresentam redução no rendimento) e também ao clima desfavorável. A área plantada com café sofreu uma pequena redução de 0,4%, atingindo 249,33 mil hectares.

O Estado de São Paulo é o maior exportador de café verde do país – o porto de Santos responde sozinho por mais de 50% dos embarques brasileiros, além de ser o principal mercado consumidor da bebida, absorvendo cerca de 40% do café industrializado. O Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional de produção, atrás de Minas Gerais e Espírito Santo.

Instituto de Economia Agrícola
C.A.