Agricultura: IEA constata alta de 2,26% nos preços agrícolas

Índice mantém tendência de alta na terceira quadrissemana de fevereiro

seg, 21/02/2005 - 9h39 | Do Portal do Governo

Com ganho de 0,21 ponto percentual em relação a semana anterior, os preços agrícolas fecharam a terceira quadrissemana de fevereiro com alta de 2,26%, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de alta em função da elevação dos preços dos produtos de origem vegetal e da recuperação dos preços dos produtos de origem animal

Em relação ao segmento, a expressiva alta na cotação de ovos (+43,86%) e a estabilidade no preço das aves neutralizou a queda nos preços de boi, leite e suínos, puxando o preço do grupo em 2,56% . Já entre os produto de origem vegetal, a alta nas cotações de olerícolas elevou o preço do grupo em 2,10%. O resultado foi a alta de 2,26% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, nove apresentaram crescimento nos preços (algodão, batata, café, cebola, feijão, laranja, tomate, trigo e ovos), enquanto sete tiveram reduções (amendoim, banana, milho, soja, boi, leite e suínos).

Entre as altas, destaque para o preço do tomate, que subiu 66,67% nesta terceira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a soja, que caiu 14,81%.

O relatório completo sobre os preços agrícolas na terceira quadrissemana de setembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.