Agricultura: IAC recebe delegação da Rússia

Visita será nesta quarta-feira, dia 4

ter, 03/12/2002 - 12h37 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC-APTA) receberá a visita de uma delegação da Rússia, nesta quarta-feira, dia 4. Os visitantes serão recebidos pelo diretor-geral do Instituto, Cândido Ricardo Bastos, que fará uma apresentação sobre a ampla abrangência das pesquisas realizadas por esse órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Em seguida, a delegação visitará o Centro Experimental Central do IAC (Fazenda Santa Elisa), onde terá uma visão geral sobre os estudos de melhoramento genético, manejo e conservação do solo, irrigação, climatologia, fisiologia, patologia vegetal e práticas culturais das mais diversas espécies. O grupo também irá conhecer o Monjolinho – um dos maiores e mais diversificado banco de germoplasma de plantas ornamentais da América Latina.

A delegação é composta por integrantes de diversas esferas do Poder Russo, dentre eles o vice-presidente da Duma da Região de Moscou e o prefeito do município de Liubertsy. A Duma é uma espécie de Região Metropolitana. Os visitantes são membros de diversos Comitês, como Comitê de Orçamento e de Política Financeira e Fiscal, de Política Agrária e Comitê de Exploração do Solo, Recursos Naturais e Ecologia.

Comércio bilateral

O interesse dos russos pelo instituto agrícola explica-se pela relação comercial entre Brasil e Rússia. Em 2001, os negócios entre os dois países totalizaram 1,6 bilhão de dólares. Desse total, quase 90% são de produtos agrícolas.

A exportação brasileira para aquele país envolve diversos produtos. De acordo com o último levantamento, em dez meses o Brasil exportou 300 mil toneladas de carne suína, 2.700 toneladas de cana-de-açúcar e 211 mil toneladas de frango. No mesmo período, só para citar dois exemplos, o Brasil comprou fertilizantes da Rússia no valor de 347 milhões de dólares e 10 mil toneladas em trigo. De acordo com a representação comercial da Rússia, sediada em Brasília, nos últimos anos o intercâmbio entre os dois países cresceu muito e a expectativa é que as negociações tenham um aumento de 10 a 15% neste ano, comparado ao valor do ano passado.

Data: Quarta-feira, dia 4 de dezembro de 2002
Horário: 10 horas
Local: Instituto Agronômico – Av. Barão de Itapura, 1481, Guanabara – Campinas-SP

Carla Gomes – Assessoria de Imprensa – IAC

R.K.